Contente
Apesar dos tambores de 200 litros serem utilizados inicialmente como recipientes para vários produtos, eles também podem ser usados de outras maneiras. Um barril desse tipo pode ser a base para diversos projetos caseiros. Estes vão desde a construção de uma mobília até um projeto de jangada. Um tambor plástico pode ser comprado novo, ou pode ser reciclado de uma peça que anteriormente foi usada como recipiente de armazenamento.
Os barris de 200 litros podem ser usados de várias maneiras (barrel racer image by Clarence Alford from Fotolia.com)
Tambores de chuva
Estes tambores são, frequentemente, usados como recipientes que armazenam a água da chuva. Alguns destes projetos utilizam dois ou mais tambores, mas um sistema simples pode ser construído utilizando apenas um barril. Ao preparar o tambor para o sistema, um orifício é aberto na tampa para receber a água. Esta geralmente é proveniente da chuva, vinda do telhado e desviada para dentro do tambor. Além disso, os orifícios são feitos nas laterais para permitir o acesso à água, para transbordar o excesso e unir tambores quando houver mais do que um em uso. Os barris que anteriormente armazenaram produtos químicos não são recomendados para este projeto.
Faça você mesmo uma balsa
Devido à sua capacidade de flutuar, estes tambores são, por vezes, usados em projetos aquáticos que precisam de algo que flutua. Um desses projetos é uma balsa. A sua fabricação envolve o uso de tambores de 200 litros, compensado, parafusos, madeira de 60 cm x 120 cm e cabo de aço trançado.
Caixa de compostagem
Um projeto de caixa de compostagem, com tambor de 200 litros, pode proporcionar um impacto ambiental duplo. Reciclar um tambor de plástico usado, evitando que ele tenha o aterro sanitário como destino, também oferece benefícios ambientais. Este projeto pode ser realizado, simplesmente, fazendo de seis a nove furos ao longo do comprimento do barril, para permitir uma circulação de ar uniforme na caixa de compostagem e a adição de adubo. A compostagem pode ser misturada deitando o tambor e rolando-o em dias alternados.
Cadeira
Alguns projetos com barris de plástico são mais fáceis de serem previstos do que outros. Um desses projetos desafiadores da imaginação é a cadeira. Produzir uma cadeira leva a reciclagem para um novo nível e proporciona uma mobília barata. A peça pode ser criada com algumas ferramentas básicas que incluem: chave de fenda, serra, furadeira e soprador térmico. Ainda são necessárias algumas ferragens tais como: parafusos, porcas, arruelas, braçadeiras em C e um pedaço de aço liso. As instruções para a confecção de uma cadeira de tambor são moderadamente complexas. Elas basicamente consistem em cortar o tambor ao meio, formando a base com uma metade e construindo a parte superior e os braços com a outra metade.