Contente
Tendinite e lesão por esforço repetitivo são as lesões mais comuns e que geram dor nos tendões do punho. O médico registrará os seus sintomas, examinará sua mão e possivelmente executará testes para fazer um diagnóstico correto e tratá-lo adequadamente.
Dores nos tendões dos pulsos podem fazer com que a sua qualidade de vida diminua (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Tendinite
Tendinite ocorre quando os tendões que ligam o músculo ao osso do punho inflamam ou irritam. Você sentirá dor e terá leve inchaço do lado de fora da articulação perto do tendão irritado. Isso pode ocorrer devido a um impacto sobre o punho ou pode se desenvolver lentamente, caso continue usando o punho inadequadamente.
Lesão por esforço repetitivo (LER)
Lesão por esforço repetitivo ocorre quando continua-se repetindo os movimentos que inflamaram o punho ou movimentos ainda piores. Você sentirá dor, inchaço e rigidez ou incapacidade de usar o pulso.
Quando ir ao médico
Algumas lesões do tendão podem ser curadas através de procedimentos usados em casa, como a imobilização do punho e repouso, uso de gelo e elevação da área lesionada. Mas se a dor e o inchaço continuarem ou piorarem durante mais de três dias, precisará ver o seu médico.
Diagnóstico
O médico olhará para o seu histórico para determinar se o seu problema de tendão não é artrite ou síndrome do túnel do carpo. Ele examinará fisicamente sua mão para descartar uma lesão no ligamento. E também pode usar um raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para diagnosticar mais de um problema nos tendões ou nas articulações.
Tratamento
Imobilização e medicação para a dor são as melhores maneiras de tratar um problema no tendão do punho. Se o médico determinar que está desenvolvendo a síndrome do túnel do carpo, ele poderá injetar corticoides em seu pulso para reduzir o inchaço e aliviar a pressão no interior do punho. Em casos extremos, a cirurgia pode ser necessária. No entanto, a melhor maneira de curar definitivamente um problema de tendão antes que se torne grave é descobrir qual o movimento está inflamando seus tendões e desenvolver uma forma mais ergonômica para usar seu punho.