Contente
Hiperemia refere-se a um excesso de sangue nos vasos sanguíneos que irrigam um órgão ou partes do corpo. Na hiperemia ocular, existe um excesso de sangue na região branca dos olhos (esclera). É uma queixa comum, embora possa ser um indicativo de algo mais grave se for acompanhada de dor ocular, diminuição da capacidade visual ou fotofobia.
A hiperemia ocular é comumente referida como o olho vermelho (blue eye image by Photosani from Fotolia.com)
Causas
A hiperemia ocular pode resultar de reações a um agente irritante externo, conjuntivite, trauma ou lesão mecânica e até mesmo de doenças oculares, como o glaucoma.
Tratamento
Uma vez que existem inúmeras causas de hiperemia ocular, uma avaliação completa incluindo a história clínica e o exame físico do olho são necessários para determinar o problema. As perguntas feitas podem incluir, quando ocorreu o início e por quanto tempo persistiu o quadro, o que o paciente apresentou como sinais e sintomas, fatores agravantes que podem ter ocorrido e se houve alteração da acuidade visual.
Visão do especialista
Nos casos em que a hiperemia ocular for causada por úlceras de córnea, glaucoma de ângulo fechado ou objetos penetrantes encontrados no olho, o cuidado médico imediato se faz necessário.