Contente
É possível encurtar um vestido longo. Transforme um vestido longo em uma versão até o joelho ou minissaia. Ao cortar um vestido longo, evitará tropeços desagradáveis. Se tiver um pouco de habilidade com agulha e linha, não terá quaisquer problemas para encurtar um vestido. Todo o que precisará, será uma local de trabalho adequado, uma amiga por alguns minutos e alguns itens básicos para costura.
Encurte seu vestido e evite tropeçar nele. (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Prove o vestido
Prove o vestido. Fique de frente a um espelho de corpo inteiro e marque com o dedo onde quer a bainha do vestido. Use um alfinete para marcar a altura da bainha. Caso prefira mantê-lo longo, mas seja longo demais, peça que outra pessoa marque o comprimento desejado.
Faça suas marcações
Vire o vestido do avesso. Meça e marque 2,5 cm abaixo do alfinete colocado para marcar o comprimento. Estes 2,5 cm é a virada da bainha. Depois meça do comprimento do vestido até a marca do alfinete para calcular quanto terá que cortar. Utilizando esta medição, marque novamente, desta vez em toda a volta do vestido, para demarcar a linha de corte. A melhor forma de demarcar é usar um lápis ou um pedaço de giz. Evite usar marcadores pretos ou permanentes. É fácil encontrar giz de alfaiataria em armarinhos ou lojas de material de artesanato.
Corte o tecido excedente
Use uma tesoura afiada para cortar ao longo da linha demarcada. É importante que a linha seja reta. Se a linha for irregular, a bainha ficará torta. Antes de cortar, poderá marcar com alfinetes a barra do vestido perto de onde fará o corte. Assim evitará que o vestido deslize enquanto trabalha.
Costure a bainha
Dobre o rodapé do vestido 2,5 cm para cima. Costure com máquina. Remova os alfinetes. Dobre para cima o rodapé do vestido 1,8 cm e coloque um alfinete. Use agulha e linha ou uma máquina de costura para costurar os cantos da bainha no vestido. Se costurar à mão, use ponto de pegar para deixar bainha mais flexível. Retire os alfinetes.
Passe a bainha
Passe a barra, verificando a temperatura do ferro antes de encostar no tecido. Se o ferro estiver muito quente, poderá queimar o vestido. Caso não saiba o tipo de tecido do vestido, é melhor usar o ferro em uma temperatura mais baixa. Desvire o vestido e divirta-se!!