Contente
Muitas pessoas têm dificuldades ao decidir se uma frase está completa ou não. Se ela não estiver, é apenas um fragmento de frase. Siga os passos abaixo para aprender como identificar e consertar fragmentos de frases.
Instruções
-
Aprenda a diferença entre orações coordenadas e subordinadas. Orações são grupos de palavras que contêm um sujeito e um predicado. Uma oração coordenada pode existir sozinha como uma frase completa, por exemplo: "Eu fui à loja". Uma oração subordinada não pode existir sozinha, pois geralmente é precedida por uma conjunção subordinativa. Por exemplo: "Porque eu preciso de leite".
-
Certifique-se que sua frase contém ao menos uma oração coordenada, senão ela será um fragmento. Por exemplo: "Porque eu precisava de leite" é um fragmento porque consiste em apenas uma oração subordinada sem uma coordenada.
-
Para consertar um fragmento de frase causado por uma oração subordinada, ligue-a com uma oração coordenada. A maioria dos fragmentos com orações subordinadas podem ser consertados se juntados com uma frase anterior ou posterior. Por exemplo: "Eu fui à loja. Porque eu precisava de leite." Ela pode ser corrigida juntando as duas orações: "Eu fui à loja porque eu precisava de leite".
-
Assegure que todos os verbos transitivos tenham objetos. Um verbo transitivo é aquele em que a ação é transferida do sujeito ao objeto. Por exemplo: "João jogou com força" é um fragmento já que "jogar" é um verbo transitivo. João precisa de algo para jogar, então a frase necessita de um objeto, diferentemente de verbos intransitivos. Por exemplo: "Você fala demais" é uma sentença completa, mesmo que não tenha um objeto.
-
Para consertar um fragmento causado pela falta de objeto, simplesmente adicione um. Por exemplo: "João jogou a bola com força".