Contente
Sem a articulação esternoclavicular, os ossos de seus braços e ombros não seriam presos ao esqueleto. Ela permite a realização de movimentos dos ombros ao conectar a clavícula ao osso do peito (esterno). É raro ter problemas sérios na articulação esternoclavicular, segundo a Internet Society for Orthopaedic Surgery and Trauma, mas é possível sofrer dor e inchaço devido a várias causas.
A articulação esternoclavicular ajuda a movimentar o ombro (Shoulder stretch as part of a Thai body massage. image by Deborah Benbrook from Fotolia.com)
Lesões
A causa mais comum de lesões à articulação esternoclavicular são os acidentes de carro, segundo a Internet Society of Orthopaedic Surgery and Trauma. É preciso muita força para lesionar essa área. As lesões causadas pelo futebol ou outros esportes, quedas graves e acidentes que exercem uma pressão indireta na área também são culpadas.
Desenvolvimento da articulação
A articulação esternoclavicular leva um longo tempo para se formar completamente. Até os 25 anos de idade, ela ainda está se desenvolvendo. Adultos jovens ou atletas podem fraturá-la ou deslocá-la, segundo o Oxford Textbook of Sports Medicine. Além disso, eles podem sofrer uma lesão na cartilagem, que será curada sem muita intervenção.
Inchaço
É possível sofrer um inchaço na área da articulação esternoclavicular, principalmente se você tiver doença degenerativa de disco ou osteoartrite. Essas condições causam a inflamação, que também pode ser causada por uma entorse ou infecção. Para atletas mais novos, uma lesão da placa de crescimento pode apresentar inchaço associado a ela.
Dor
O deslocamento, danos ao ligamento e entorses na articulação esternoclavicular causarão dor. O deslocamento é, provavelmente, o mais doloroso, principalmente se causado por um acidente grave. Casos em que a clavícula quebra e é empurrada em direção a órgãos internos, como o coração, podem ser muito sérios e requerem uma avaliação completa.
Síndrome esternoclavicular
Existem muitas condições conhecidas como "síndrome esternoclavicular" (SAPHO ou a artro-osteíte) que envolvem a inflamação crônica. Isso pode causar dor nos ombros, no peito e no braço. Às vezes, erupções cutâneas ou lesões na pele são apresentadas nesses casos. A causa ou os sintomas não são completamente entendidos, segundo o British Journal of Rheumatology.