Informações sobre dores nas mamas e mamilos

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 1 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Novembro 2024
Anonim
Informações sobre dores nas mamas e mamilos - Artigos
Informações sobre dores nas mamas e mamilos - Artigos

Contente

Ao longo da vida de uma mulher, problemas como dores nas mamas ou nos mamilos podem surgir. Embora esses sintomas muitas vezes sejam bastante normais, eles às vezes podem indicar problemas mais sérios.


A mama feminina: identificação

Compreender a anatomia da mama, bem como as funções de suas diversas partes, pode ajudar a especificar o local e possíveis causas de dores na mama e no mamilo. A mama feminina é composta por gordura, tecido conjuntivo, dutos de leite, lóbulos e diversos vasos sanguíneos. (Veja Recurso 1) Os diversos dutos, que ligam os lobos e lóbulos, terminam no mamilo.

Sintomas

A dor na mama e no mamilo podem se manifestar de diferentes maneiras. Muitas mulheres experimentam dor na zona superior da mama. A dor também pode estar mais perto do mamilo, ou até mesmo dentro do mamilo. Muitas vezes, as dores são acompanhadas por nódulos na mama. A frequência da dor pode variar.

Causas

A dor constante nas extremidades externas da mama é um problema normal e frequentemente resulta de alterações no tecido mamário, muitas vezes denominadas de alteração fibrocística. (Veja Referência 3) A dor no mamilo pode indicar infecção ou pode ser resultado de uma lesão ou fricção. Apesar de dor do mamilo não ser grave, consulte um médico se você tiver qualquer secreção. Outras causas de dores na mama e no mamilo incluem tumores benignos, mastite e tumores cancerosos (embora estes geralmente não causem dor). (Ver Referência 2)


Tratamento

O tratamento depende da gravidade da causa subjacente. No caso de alterações fibrocísticas da mama, não há cura. No entanto, analgésicos podem ajudar a diminuir a dor. Outros tratamentos incluem antibióticos (para casos de mastite), outros medicamentos e cirurgia (para abcessos ou tumores cancerígenos).

Considerações

Durante a puberdade, menstruação, gravidez, amamentação e menopausa ocorrem alterações nas mamas que podem causar dor. Essas dores são normais e geralmente não devem ser motivo de preocupação. No entanto, se os sintomas são acompanhados de febre, ou se tornarem muito fortes, consulte um médico.