Técnicas para tocar um saxofone soprano

Autor: John Pratt
Data De Criação: 15 Janeiro 2021
Data De Atualização: 25 Novembro 2024
Anonim
Técnicas para tocar um saxofone soprano - Artigos
Técnicas para tocar um saxofone soprano - Artigos

Contente

O sax soprano é um instrumento versátil, passando de uma banda de jazz para uma orquestra com facilidade. Por ser menor que um sax alto ou tenor comum, usar a técnica certa para tocá-lo é essencial. Toda vez que você tocar, praticando ou se apresentando, tenha estas técnicas em mente para criar o melhor som.


Saxofone soprano

Embocadura

Pratique alcançar a embocadura adequada. O professor de sax soprano Paul R. Coats mostra este exercício para aprender a embocadura perfeita, não muito apertado nem muito frouxo: "aqui está o jeito mais fácil de encontrar a tensão adequada da embocadura. Tocando apenas com o bocal e palheta, o tocador deve exibir um concerto Db, duas oitavas e meia acima do C médio no piano. Sopre o bocal/palheta repetidamente até que essa nota seja produzida consistentemente." Coats acrescenta que os tocadores devem ter certeza de que seu instrumento esteja afinado ajustando o bocal, ao invés de usar os lábios ou os dentes para afinar uma nota.

Posição do instrumento

Segure o sax da maneira correta. A menos que o seu seja um dos raros sax sopranos de pescoço curvado. Coats diz: "segure o corpo pra fora cerca de 30 a 40 graus abaixo da linha horizontal." Segurá-lo muito reto "fará com que a nota seja sufocada e suscetível a "berrar" no baixo registo." A posição do instrumento não deveria mudar exceto para algumas técnicas estendidas.


Saxofone soprano

Ajustando as teclas

Pressione totalmente as teclas enquanto você toca. Tão básico quanto isso possa parecer, isso é um erro comum entre os que tocam sax. Certifique-se de que as teclas fecham os buracos por completo. Se você estiver pressionando muito suavemente e quase nem cobrindo as aberturas, seu som será um sussurro e desafinado. Não importa o quão rápido você precise tocar, empurre cada tecla firmemente para que você sinta o contato do teclado na abertura. Se você estiver pressionando corretamente e ainda assim existir ar escando dos buracos, substitua o seu teclado por teclados novos ou mais grossos.

Técnicas estendidas

Pratique as técnicas estendidas somente quando as básicas forem dominadas. Um número de fontes foram listadas abaixo de técnicas estendidas para o sax soprano, incluindo multifônicos, microtons, "slap tongue" alterações de embocadura e várias aplicações e métodos para vibrato. Essas técnicas requerem habilidades fundamentais e experiência; certifique-se de que você possui bons hábitos com as técnicas do dia a dia primeiro.