Contente
Os cocares usados pelos índios americanos são chamados de penachos de guerra, ostentando uma variedade de penas coloridas que, depois de uma guerra, significavam as suas vitórias. É possível fazer, em menos de uma hora, uma réplica caseira para festas à fantasia ou apresentações. Se for para o seu filho, peça que ele participe da confecção do artesanato e que ele escolha as penas coloridas para decorá-lo.
Instruções
Use penas coloridas para decorar o cocar indígena (feathers image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)-
Com uma fita métrica, meça a circunferência da cabeça de quem vai usar o cocar. Comece a medir na testa e siga para a parte de trás, até acima da nuca, e volte para a testa.
-
Trace um retângulo em um pedaço de cartolina para confeccionar uma faixa com cerca de 4 cm, com o comprimento obtido no Passo 1. Recorte-o da cartolina.
-
Use cola de artesanato transparente ou branca para unir as pontas da faixa de cartolina, e deixe-a secar por 20 a 30 min. Antes de passar para o próximo passo, encaixe-a na cabeça de quem a usará para certificar-se de que o tamanho está correto.
-
Faça 30 marcas à lápis ou à caneta no meio da faixa. O espaçamento entre elas deverá ser uniforme. Para isso, divida por 30 o valor obtido na medição da cabeça, efetuada no Passo 1. Por exemplo, 60 cm divididos por 30 equivale a 2 cm. Faça as marcas a cada 2 cm.
-
Com o pincel, decore a cartolina com sinais e símbolos indígenas e deixe-a secar por algumas horas. Enquanto espera, alise as penas sob um secador de cabelo.
-
Com a ponta afiada de uma faca, faça furos na cartolina, em cada uma das 30 marcas feitas no Passo 4.
-
Insira as penas artificiais nos furinhos da cartolina e fixe-as com fita adesiva transparente, caso não se encaixem adequadamente.
-
Corte um pedaço de linha ou barbante com cerca de 18 cm de comprimento, dê um nó em uma de suas pontas e introduza as contas pela outra. Depois de inseridas, faça outro nó no barbante.
-
Com um furador para artesanato, faça um furinho em ambos os lados da cartolina, logo acima da orelha.
-
Introduza no furinho o barbante com a fileira de contas. Repita o processo no lado oposto do cocar.
Dicas
- Em vez de usar cartolina, você também poderá fazer uma faixa de couro ou de outros tecidos resistentes para tornar o cocar mais autêntico.
O que você precisa
- Cartolina
- Cola transparente ou branca de artesanato
- Pintura
- Pincel
- Penas longas artificiais
- Secador
- Furador para artesanato
- Barbante ou linha
- Pequenas contas