Contente
O adubo enriquece o solo e oferece os nutrientes que as plantas e vegetais precisam. Ao invés de gastar dinheiro comprando sacos de adubo, você pode fazer o seu próprio, construindo um tambor de compostagem a partir de um latão de aço velho. Use partes de plantas, aparas de grama e restos de alimentos -- exceto carnes ou alimentos cozidos -- para fazer o seu adubo. As bactérias decompõem todos esses materiais em apenas alguns meses, fornecendo adubo de graça para o seu jardim.
Instruções
Restos da cozinha podem ser usados para fazer o seu adubo (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)-
Lave bem o latão de aço e deixe secar.
-
Corte ao longo do topo do latão usando uma serra circular com uma lâmina para o corte de metais. Use óculos de proteção e luvas. Não jogue o topo fora, guarde para usar como tampa para seu tambor de compostagem.
-
Faça de 30 a 40 furos com 1,25 cm de diâmetro por toda a volta do latão.
-
Meça a altura do latão e marque o meio. Faça uma buraco de 2 cm nessa marca, e outro no lado oposto alinhado a ele.
Preparando o latão
-
Meça e corte a tábua de 2,5 x 15 cm em cinco pedaços de 60 cm cada. Deite uma das peças no chão, meça de uma das pontas até o centro e marque. Faça um T invertido, colocando outro pedaço de madeira em pé por baixo dele em um ângulo de 90º. Coloque a segunda peça de madeira de maneira que ela passe por cima da marca que você fez igualmente nas duas direções.
-
Faça dois buracos de 2 cm em cada um dos lados da marca central e coloque um parafuso francês de 9 x 2 cm em cada um deles (quatro no total). Coloque uma arruela e uma porca em cada um dos parafusos e aperte usando uma chave inglesa. Repita todo o processo com mais duas peças de madeira para fazer as laterais do suporte para o seu tambor de compostagem.
-
Coloque as duas peças de pé, com a tábua vertical para cima. Coloque a peça de madeira restante entre as duas, na base, bem no centro do T invertido em cada uma delas. Pregue a tábua no lugar usando três parafusos galvanizados em cada uma das pontas.
Fazendo o suporte
-
No suporte, meça 4 cm do topo de cada uma peças verticais e marque uma linha. Meça uma linha horizontal nesse ponto e marque o centro. Faça um furo de 2,2 cm nesse ponto e repita na outra lateral.
-
Passe o cano de 2 cm por um desses buracos no suporte. Depois, passe ele pelos buracos opostos de 2 cm que você fez no latão para prender o tambor no lugar. Finalmente, passe o cano pelo furo de 2,2 cm na outra lateral do suporte. Prenda o cano no lugar usando tampas de rosca em cada uma das pontas do cano.
-
Coloque sua compostagem no tambor, alternando camadas de plantas e aparas de grama. Coloque a tampa no lugar e prenda usando duas cordas elásticas formando um X, esticadas por entre alguns dos furos que você fez no latão. Vire o tambor duas vezes por semana, para manter o material dentro dele bem arejado; o oxigênio irá ajudar o material a se decompor mais rapidamente.
Finalizando o tambor de compostagem
O que você precisa
- Serra com lâmina para metais
- Óculos de proteção
- Luva
- Furadeira e brocas
- Pedaço de madeira de 2,5 x 15 cm
- Fita métrica
- Serrote
- Chave inglesa
- Martelo
- Pregos galvanizados 16d
- Parafusos franceses, porcas e arruelas
- Cano de aço de 2 cm, roscado nas duas ponta, com 75 cm de comprimento
- Tampas para cano de 2 cm
- Corda elástica