Contente
As plantas produzem seu próprio alimento, conhecido por glicose, através de um processo chamado de fotossíntese. Para realizar a fotossíntese a planta necessitará de quatro elementos: cloroplastos, luz, água e dióxido de carbono. Todo o resto ela produzirá por si mesma. A única coisa que os jardineiros precisam fornecer para a planta é luz e água. O cloroplasto e o dióxido de carbono independem de serem fornecidos.
A luz do sol é essencial para a planta realizar a fotossíntese (plant image by cherie from Fotolia.com)
Cloroplastos
O cloroplasto é o local da planta onde acontece a fotossíntese. Há duas partes do cloroplasto que são as mais importantes para sua realização. Os tilacoides é local onde fica armazenada a clorofila necessária para produzir a fonte de energia ATP (trifosfato de adenosina) e o agente redutor NADPH (nicotinamida adenina dinucleótido). O estroma é local onde a fotossíntese termina e a glicose é produzida.
Luz
A luz é o ingrediente mais importante na fotossíntese e que dá nome ao processo. Quanto mais luz a planta recebe, mais glicose ela pode produzir para fornecer energia. Algumas plantas necessitam de mais luz do que outras para completar o processo. Ela entra pelo tilacoide do cloroplasto e reage com a clorofila produzindo elétrons. Esses elétrons produzirão ATP. A parte onde a luz solar participa da fotossíntese é conhecida como fase clara.
Água
Durante a fase clara, moléculas de águas são quebradas. As plantas obtêm a água oriunda da chuva ou de irrigação. Quando as moléculas de água se quebram, produzem-se elétrons, NADPH e oxigênio. Esses elétrons substituem aqueles perdidos pela clorofila e o oxigênio é liberado. O NADPH e o ATP criados pela luz continuam o processo para produzirem glicose.
Dióxido de carbono
Durante a fase escura da fotossíntese, também conhecida ciclo de Calvin, as plantas utilizam o CO2 (dióxido de carbono) da atmosfera. Assim que ele entra no processo, torna-se GP (glicerol-3-fosfato). O ATP e o NADHP são utilizados para transformar o GP em GALP (gliceraldeído-3-fosfato). Alguns deles se tornam glicose, e o restante continua o ciclo de Calvin transformando mais CO2 em GP.