Contente
A temperatura do corpo é controlada pelo hipotálamo no cérebro. Ele mantém a temperatura regulada para uma média de 37° C quando medida oralmente. A febre não é uma doença, mas é um sintoma de outras condições. As febres podem realmente ajudar o organismo a combater infecções e doenças. No entanto, deixar uma febre sem tratamento pode não ser a melhor opção para todos, especialmente para as crianças. Há sinais que indicam quando a criança deve ser levada a um médico.
A temperatura do corpo é controlada pelo hipotálamo no cérebro
Medindo a febre
Termômetros digitais dão leituras dentro de um minuto ou menos. Estes podem ser por via oral ou retal. O antigo termômetro de vidro e mercúrio deve ser substituído por termômetros digitais, pois caso ele quebre há o perigo da intoxicação por mercúrio. Para medir a temperatura de uma criança por via oral, coloque o termômetro sob a língua. A criança precisa fechar os lábios ao redor do termômetro para segurá-lo no lugar. A leitura mais precisa é por via retal. Isto é feito através da inserção do termômetro, de 1,5 a 2,5 cm, no reto da criança. A Academia Americana de Pediatria recomenda que, se a criança tiver menos de 3 anos, sua temperatura deva ser tomada por via retal. Aguarde uma hora após exercícios, ou após tomar um banho quente, antes de medir a temperatura. Espere pelo menos 20 minutos depois de comer ou beber para medir a temperatura por via oral.
Febre
Se o seu filho tiver menos de 2 meses de idade e uma temperatura retal acima de 37,7 ° C ou inferior a 35 °C, consulte o seu médico. Com 2 meses ou mais, contate-o se a temperatura retal estiver acima de 38° C ou a temperatura oral for superior a 38,5. Aos 6 meses de idade, se o seu filho tiver uma febre de 38,8 graus ou mais, chame o médico. Mesmo que a criança não pareça doente, ainda entre em contato, pois as crianças podem adoecer rapidamente. Entre em contato para qualquer febre que durar mais de um dia se a criança tiver menos que 2 anos, ou 3 dias se a criança tiver mais de 2 anos de idade. Ligue para o médico se você tiver qualquer dúvida sobre a gravidade da febre.
Sinais de alerta
Se o seu filho estiver com febre e tiver um ou mais sinais de alerta, contate o seu médico. Estes sinais incluem vômitos, diarreia, boca seca, dor de ouvido, irritabilidade, falta de apetite, dor de garganta e um torcicolo constante. Outros sinais são: palidez, convulsões, dor de cabeça, erupções cutâneas, inchaço nas articulações e dor de estômago. Sinais mais graves são inchaço na cabeça, inconsciência e problemas respiratórios. Se não tiver certeza sobre quando chamar seu médico, converse com ele antes do seu filho ficar doente.