Lição de arte sobre cores quentes e frias

Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Lição de arte sobre cores quentes e frias - Artigos
Lição de arte sobre cores quentes e frias - Artigos

Contente

As cores não são apenas usadas para fazer uma figura ficar mais bonita, elas também são usadas para expressar um sentimento específico. É aí que as cores quentes ou frias entram em ação. Algumas podem fazer você sentir-se relaxado, outras podem fazê-lo sentir-se com fome, outras podem fazê-lo feliz, e outras ainda podem torná-lo triste. Para explicar isso aos alunos -- especialmente aqueles do ensino médio ou mais jovens -- crie algumas aulas de arte diferentes sobre cores frias e quentes.


As cores desempenham um papel maior em pinturas e desenhos do que apenas preencherem espaços (colors image by dinostock from Fotolia.com)

O teste do quente e frio

Uma noite antes da primeira aula sobre cores quentes e frias, faça duas receitas de biscoitos. Pinte uma parte de azul e outra de vermelho. Para algo um pouco mais fácil, pode-se comprar uma mistura para bolo e colocar na metade dele uma cobertura de glacê vermelho e na outra metade, glacê azul. Separe as duas metades do bolo na escrivaninha da sala de aula. Quando a aula começar, peça a cada um dos alunos para pegar um pedaço de bolo (certifique-se que há bolo suficiente em cada pilha para cada estudante). Se o experimento funcionar como planejado, quando cada aluno voltar ao lugar, aponte que há mais pedaços azuis sobrando do que vermelhos. Esse é o teste do quente e frio. Dizem que as comidas vermelhas são mais atraentes e parecem mais saborosas -- razão pela qual muitos alimentos são artificialmente tingidos de vermelho. Porém os azuis, em contrapartida, são os menos atraentes para os consumidores. Use esse "experimento" para começar a lição sobre a importância do papel que as cores desempenham na arte.


Os alimentos vermelhos parecem mais apetitosos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Identificando cores quentes e frias

Fixe figuras de cores diferentes no quadro negro aleatoriamente -- pode-se usar papel cartão para evitar que fique confuso. Pergunte aos alunos se a cor de cada figura é quente ou fria; é provável que eles sejam capazes de classificar corretamente a maioria das cores sem lição prévia. Quando terminarem, coloque as cores em ordem: vermelho, vermelho alaranjado, laranja, amarelo alaranjado, amarelo, amarelo esverdeado, verde, azul esverdeado, azul, azul violáceo, violeta e violeta avermelhado. Explique aos estudantes que as cores quentes começam com vermelho e terminam no amarelo. As cores frias começam no amarelo esverdeado e terminam no violeta avermelhado.


As cores frias começam no amarelo esverdeado (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Sensações quentes e frias

As cores quentes e frias são geralmente usadas para criar diferentes sensações. Não há erro em dizer que as paredes e decorações em muitos spas são azuis ou verdes, que muitos restaurantes usam vermelho, ou que pediatras raramente usem amarelo nos consultórios. Cores mais quentes fazem na verdade com que você sinta-se mais aquecido, mais otimista, intenso, com fome ou animado; enquanto cores mais frias podem na verdade fazer com que você sinta-se mais calmo, mais relaxado ou paciente. Passe cópias de quadros de pintores diferentes que tenham sido feitos sobretudo em cores quentes ou frias -- "O Beijo", de Toulouse-Lautrec e "Noite Estrelada" de Van Gogh são dois bons exemplos. Peça a eles para escreverem palavras diferentes que descrevam como cada quadro faz com que se sintam.

Peça aos alunos para descreverem os sentimentos que os quadros inspiram (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Colagem quente e fria

Traga algumas revistas antigas, impressos, figuras ou outro papel colorido. Peça para cada aluno pegar alguns materiais e rasgar páginas com cores específicas. Os alunos então rasgarão cada cor em pedaços pequenos -- não maiores que 2,5 cm quadrados. Em um pedaço branco de cartolina, os estudantes colarão esses pedaços de papel colorido. Eles podem criar a colagem das cores quentes para as frias, ou das frias para as quentes, começando dos cantos do papel ou das bordas exteriores. Quando eles terminarem, pendure as colagens ao redor da sala de aula.