Contente
A morte é uma experiência inevitável, que a maioria das pessoas não deseja enfrentar. No entanto, se você entender este processo, pode preparar-se melhor para lidar com a situação. Se um amigo ou membro da família estiver perto da morte, peça apoio aos familiares, amigos e membros da igreja. Siga algumas destas orientações simples sobre como lidar com uma pessoa que está morrendo.
Instruções
-
Seja positivo e não leve em consideração eventuais comentários maldosos, pois a pessoa que está morrendo pode sentir muita raiva e acabar descontando sobre quem ama, criando assim uma situação bem estressante. Seja positivo quando estiver com ele e não se ofenda por qualquer comentário maldoso. Compreenda que o enfermo pode sentir raiva por estar com dor ou por ter medo da morte. Faça tudo que puder para criar e manter um ambiente positivo.
-
Mantenha os visitantes a um número mínimo. Limite as visitas à família ou amigos próximos. Converse com eles antes que visitem a pessoa e peça-lhes para serem alegres e positivos e que evitem as lágrimas. Explique aos visitantes que você deseja que os últimos dias da pessoa sejam felizes e não tristes e sentimentais. Não sobrecarregue o enfermo com muitas visitas.
-
Compartilhe seus sentimentos com um amigo ou membro da família, não os guarde só para você. Converse com alguém próximo e divida seus sentimentos de tristeza e pesar. Falar sobre a situação pode ajudar a aliviar um pouco do estresse e tristeza que possa estar sentindo.
-
Lembre-se dos bons momentos que teve com a pessoa. Converse com ela sobre esses momentos, como ela te influenciou positivamente na vida ou o que ela lhe ensinou e compartilhe seus sentimentos de amor e gratidão. Isso pode te ajudar a aceitar todo o processo.
-
Compreenda o processo de morrer. Você estará preparado para lidar com uma pessoa que está morrendo se entender o processo que ela vai passar. O indivíduo provavelmente sofrerá uma diminuição do apetite, aumento do sono, aumento de agitação, alterações respiratórias (incluindo apneia durante o sono), perda do controle da bexiga e intestino e alterações mentais (isto é, ele alega ter conversado com alguém que já morreu ou estar vendo lugares que você não vê). Tudo isso são maneiras que o corpo prepara para separar-se desta vida. Seja solidário e compreensivo com a pessoa que está enfrentando esta situação.
-
Procure os sinais da morte. São eles: olhos fixos em um ponto específico, ausência de respiração e batidas do coração, liberação de urina ou fezes, mandíbula relaxada com a boca ligeiramente aberta e nenhuma resposta. Quando a pessoa já tiver falecido, não ligue para o 112 (Número Nacional de Emergência), ligue para o seu hospital local ou para um médico para obter assistência.
Dicas
- Seja positivo sempre que estiver perto da pessoa que está morrendo e aja como quem estará pronto para apoiá-la. Participe de um grupo de apoio com outras pessoas que cuidam de doentes terminais.
Aviso
- Não sobrecarregue quem estiver morrendo com vários visitantes, limite as visitas à família ou amigos próximos.