Contente
O carbono pode acumular-se no atuador de marcha lenta, tornando-o "colado". Quando o atuador "cola", ele pode não controlar a marcha lenta do carro - pode fazer o carro ir sozinho de marcha lenta para altas RPM (rotações por minuto) ou, na maioria dos casos, fazer o carro morrer em baixa RPM. A limpeza do atuador de marcha lenta pode evitar a necessidade de comprar uma peça nova, mas apenas certos atuadores podem ser limpos. O atuador de marcha lenta deve ter uma válvula operada por mola para que a limpeza do mesmo funcione.
Instruções
Apenas determinados atuadores de marcha lenta podem ser limpos (yellow car, a Honda Japanese sport car model image by alma_sacra from Fotolia.com)-
Localize o atuador de marcha lenta no motor -- está perto da admissão ao lado do motor.
-
Retire o conector elétrico na parte traseira do atuador de marcha lenta com uma chave de fenda. Não quebre a trava de plástico que segura a fiação do sensor - ela é quem impede a vibração da fiação do sensor.
-
Remova as porcas ou parafusos que prendem o atuador de marcha lenta no bloco.
-
Mantenha o atuador apontado para baixo e borrife a ponta do mesmo com um limpador de carburador para limpá-lo (não permita que o limpador de carburador pingue dentro da carcaça). Repita este passo até que todo o carbono seja removido.
-
Recoloque o atuador de marcha lenta e prenda a fiação.
-
Ligue o carro para ter certeza que ele roda em marcha lenta perfeitamente, e dirija-o para garantir que o motor não desliga quando você está freando ou contornando uma curva, principalmente com o ar-condicionado ligado. Se isso acontecer, você terá que substituir o atuador de marcha lenta.
Aviso
- Não coloque limpador de carburador nas conexões elétricas; tente colocar o mínimo possível no corpo do atuador.
O que você precisa
- Limpador de carburador
- Chave de fenda
- Jogo de soquetes de 1/4 de polegada
- Chave catraca de 1/4 de polegada