Contente
Cães muito pequenos ou muito grandes estão se tornando cada vez mais populares como animais de estimação. Um exemplo notável é o Husky Siberiano e o Husky do Alasca, que agora são criados para serem maiores ou menores do que o padrão da raça. As versões menores - o Husky Siberiano Miniatura e o Klee Kai - são muito semelhantes, mas são na verdade raças diferentes .
O Husky Siberiano pode ser grande ou em tamanho miniatura (husky image by kolesn from Fotolia.com)
Husky Siberiano Miniatura
O Husky Siberiano Miniatura não é mestiço, mas sim uma linhagem de Huskies Siberianos que foram criados seletivamente para o tamanho "miniatura". Os animais são resultado de uma mutação ocorrida naturalmente, o que significa que eles compartilham as características de seus irmãos mais velhos, mas em tamanho miniatura. O Husky Miniatura cresce até 30 a 36 centímetros de altura e pesa 7 ou 8 quilos.
Klee Kai
Os Klee Kais, por outro lado, são Huskies do Alasca em miniatura, mas foram cruzados com a raça Esquimó do Alasca para ganhar o seu tamanho diminuto. Eles pesam entre 5 e 18 quilos, possuem cores variadas e assemelham-se mais a Huskies Siberianos do que a Huskies do Alasca. Eles foram criados em três tamanhos: padrão (38 a 44 centímetros), miniatura (33 a 38 centímetros) e toy (menos de 33 centímetros).
Personalidade
O Husky Miniatura é dedicado e leal, com a personalidade equilibrada e confiável dos cães de raça pura. Ele é inteligente, mas também independente e pode ser teimoso. Como Huskies, ele compartilha da personalidade de cães maiores e dá-se bem com crianças e outros animais de estimação. Ele prefere áreas mais frias onde possa passar bastante tempo ao ar livre e ter muito espaço para correr. O Klee Kai, por sua vez, é enérgico e necessita de muito exercício. Apesar de pequeno o suficiente para viver em um apartamento, o site Dog Breed Info Center recomenda que ele tenha acesso a pelo menos um pequeno quintal. Ele vai se tornar nervoso e destrutivo se não se exercitar o suficiente. O Klee Kai pode conviver com crianças que o tratem com respeito e não sejam muito brutas com ele. Ele tem um forte instinto de caça, mas pode viver bem com outros animais, se forem apresentados corretamente.
Cuidados necessários
Ambas as raças exigem cuidados específicos. Esses cães têm pelagens longas e densas, típicas da raça Husky, e por isso precisam de banhos e escovações frequentes. A falta de escovação resulta em pelos embaraçados, o que pode ser doloroso para eles. As duas raças tendem a soltar muito pelo, independentemente da escovação. Eles necessitam de muito exercício e gostam de ser incluídos nas atividades da família. O treinamento é simples para esses cães se os proprietários forem consistentes e muito pacientes. Ambos podem viver bastante com os cuidados adequados.
Considerações
Comprar raças mistas como o Klee Kai é sempre um risco para o comprador. Como o Klee Kai não é uma raça reconhecida e bem estabelecida, ele não tem um padrão da raça ou um conjunto confiável de características. A falta de reconhecimento do Kennel Club também significa que não há controles definidos para cruzamentos ou para a saúde desses cães. O Husky Miniatura, uma linhagem reconhecida de pequenos Huskies Siberianos, é considerado um Husky pelo Kennel Club. Os cruzamentos são rigorosamente controlados.