Contente
Quando se tem dores no estômago, comer certos alimentos pode piorar ainda mais a situação. A gastroenterite e outras condições médicas, como úlcera e perturbações digestivas, podem requerer uma dieta de alimentos mais suaves ou leves. Alimentos leves possuem baixo teor de gordura, fibras e sem condimentos. Eles são digeridos e se vinculam facilmente aos intestinos, sem produzir excesso de ácido estomacal ou irritar tecidos no aparelho digestivo.
Arroz branco ou integral é um exemplo de alimento leve (rice image by alri from Fotolia.com)
Pão integral
O pão integral se digere com facilidade, proporcionando fibras e ferro. Esqueça a manteiga, geleia e creme de amendoim, pois eles contêm gorduras irritantes ou açúcares.
Legumes cozidos
Legumes cozidos ou no vapor são suaves, repletos de nutrientes e leves para o sistema digestivo. Não adicione manteiga, óleo e leite aos legumes, pois seu alto teor de gordura agrava o estado de sensibilidade do estômago.
Carnes magras
Frango ou peru fornecem ferro e proteínas para um estômago sensível. Coma apenas carne magra para evitar a gordura. Use métodos básicos de preparo, como grelhar ou assar, sem tempero, molho ou farinha para maximizar a digestão.
Frutas leves
Alimentos como molho de maçã e pêssego cozido são fáceis de mastigar e fornecem vitaminas. Descasque qualquer fruta antes de comer para evitar a passagem da textura áspera pelo aparelho digestivo. Evite todas as frutas cítricas, pois elas contêm altos níveis de ácido e podem agravar a inflamação e os problemas digestivos.
Sopa
Caldo de galinha e de legumes são suaves no sabor e fáceis de mastigar. A sopa também oferece fluidos a um paciente desidratado. Evite sopas à base de creme ou com muita pimenta ou tempero.