Contente
As maçãs são encontradas em todo o mundo e seu simbolismo varia a cada cultura. Seus significados simbólicos incluem discórdia, pecado, conhecimento, beleza feminina, imortalidade, renascimento e paz.
Na mitologia, a maçã dourada impulsionou a Guerra de Tróia (apple image by vanillla from Fotolia.com)
Pecado e conhecimento
De acordo com a tradição cristã, Adão e Eva foram expulsos do paraíso por comerem uma maçã da árvore proibida do conhecimento. Este ato levou-os à perda da inocência e introduziu o pecado no mundo. Por esse motivo, no Cristianismo, a maçã simboliza o pecado e o conhecimento.
Discórdia
Na Ilíada, a Guerra de Troia foi atiçada pela deusa Éris, que jogou uma maçã dedicada "à mais bonita" deusa dentro de uma sala cheia delas. A consequente discussão entre as deusas sobre para quem a maçã tinha sido dada foi o catalisador da guerra. Desde então, as maçãs têm sido associadas com a discórdia.
Renascimento e imortalidade
Na mitologia celta e nórdica, a maçã é retratada como símbolo do renascimento. A macieira nasce no túmulo da amante celta Ailinn, simbolizando o renascimento após a morte. Na mitologia nórdica, as maçãs douradas são o segredo da imortalidade da deusa Idun.
Paz e beleza
Na cultura chinesa, as maçãs são um símbolo de paz. Na escrita da língua, "ping", que significa maçã, é alternada com a palavra que significa paz. As flores da maçã são o símbolo da beleza feminina.