Contente
A minociclina é um derivado do antibiótico tetraciclina. Este medicamento é prescrito para tratar a acne, infecções do trato urinário, gonorreia, sífilis, clamídia, febre alta e doenças periodontais. Administrada oralmente, a minociclina bloqueia o crescimento de bactérias, impedindo o acesso ao seu fornecimento de proteínas.
A limpeza feita por um profissional é uma opção para a remoção de manchas de minociclina dos dentes (cleaning teeth image by pavel siamionov from Fotolia.com)
Causa
As manchas de minociclina aparecem durante e após a formação da arcada dentária. As proteínas encontradas nesta droga aderem a íons de ferro e formam compostos insolúveis que acumulam nos tecidos dos dentes para formar manchas cinza azuladas, cinza esverdeadas ou amarelas nos dentes.
Riscos
Um efeito colateral da minociclina, de acordo com o site Drugs.com, é a descoloração dos dentes. Mulheres grávidas e lactantes não devem tomar este medicamento, uma vez que ele afeta o desenvolvimento dos dentes da criança e pode descolorir permanentemente seus dentes. Crianças menores de oito anos de idade não devem utilizar da minociclina, pois ela pode causar amarelamento ou acinzentamento permanente dos dentes.
Tratamento
Segundo o site eMedicine.com, os tratamentos odontológicos disponíveis para manchas de minociclina incluem limpeza ultrassônica, branqueamento ou clareamento dental. Os tratamentos cirúrgicos incluem microabrasão do esmalte ou restaurações dentárias, como facetas laminadas e implantes dentários.