Contente
Os carrapatos são os insetos mordedores mais temidos, apesar do fato de sua mordida ser somente um pouco irritante. Já que eles são parasitas que se alimentam de sangue animal, como os mosquitos, eles podem ser vetores de doenças, carregando enfermidades debilitantes como a doença de Lyme e tétano. Remover um carrapato requer sutileza, já que é mais fácil limpar e esterilizar a mordida se o carrapato vivo for persuadido a se soltar da sua pele.
Os carrapatos técnicamente são aracnídeos, relacionado às aranhas e escorpiões (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
Como um carrapato morde
O carrapato se prende à pele de vários organismos pela sua boca farpada e com ganchos, bebendo o sangue desejado antes de se desprenderem. Os carrapatos maiores podem se alimentar por um tempo e são mais facilmente notados. Esmagar ou matar o carrapato enquanto está preso à sua pele torna mais difícil de remover.
Spray para inseto
Deve-se passar um spray específico ou para insetos no carrapato, que é geralmente à base de citronela. Isso irrita e sufoca o carrapato, o que causa o desprendimento espontâneo dele da pele.
Pinça
Usar pinças para gentilmente levantar e tirar é a melhor maneira de se livrar de um carrapato que está encravado em sua pele. Depois de usar o spray para inseto, mexa nele com a pinça para que ele se solte sozinho da pele. A maiorias dos carrapatos tem o tamanho de uma semente de gergelim, então usar a pinça é melhor do que usar os dedos ou outra ferramenta.
O que evitar
Usar certas substâncias na pele, como remover de esmaltes à base de acetona ou cola para irritar e sufocar o carrapato, é mais problemático do que útil, já que essas químicas também irritam a pele. Alguns produtos, como vaselina, podem inclusive fazer o carrapato se aprofundar mais, tornando mais difícil de extraí-lo.