Contente
É possível matar algas por meio de uma oxidação com peróxido de hidrogênio, composto que se decompõe em água e oxigênio. Isso significa que você pode fazer uma infusão em seu aquário utilizando água oxigenada sem correr riscos de matar todos os seus peixes. Diferentemente da água sanitária, o peróxido de hidrogênio permite que você limpe a saída de água do aquário sem se preocupar com danos.
Instruções
Limpar o seu aquário pode ser muito mais fácil usando peróxido de hidrogênio (Jochen Sands/Digital Vision/Getty Images)-
Desligue todos os aparelhos de infiltração e circulação de água do seu aquário. Isso diminuirá o movimento da água, facilitando a localização dos pontos onde existem algas que você deseja eliminar.
-
Retire do aquário todos os itens de fácil remoção infectados com algas, por exemplo, plantas de plástico, pedras ornamentais e artigos de decoração. Deixe no aquário os itens difíceis de remover, tais como filtros e encanamentos.
-
Adicione ao conta-gotas 1 mL de peróxido de hidrogênio para cada 4 L de água no aquário. Coloque o conta-gotas dentro do aquário e esguiche a água oxigenada diretamente nas algas. Aguarde de 15 a 20 minutos antes de continuar.
-
Tire, com um sifão, 25% da água do aquário e preencha-o com água fresca. Siga os processos normais para preencher o tanque e, então, coloque de volta os sistemas de filtração.
-
Encha uma pia ou um balde com água morna e adicione 250 mL de peróxido de hidrogênio. Coloque ali as plantas de plástico, pedras ornamentais e artigos de decoração e aguarde de 15 a 20 minutos. Remova as algas dos itens com uma esponja e enxágue cada um deles com água pura. Se possível, evite colocar os objetos de volta ao aquário até que todas as algas tenham sido eliminadas. Isso irá evitar que você tenha o mesmo trabalho uma semana depois.
-
Repita o processo semanalmente até que a infestação acabe. Depois de uma semana sem crescimento de algas, coloque seus artigos decorativos de volta.
Dicas
- As algas não morrerão instantaneamente quando você borrifar o peróxido de hidrogênio. No entanto, durante as próximas 24 horas elas devem ficar vermelhas e morrer. Inicialmente, elas crescerão outra vez, de forma que você deve refazer todo o processo durante várias semanas.
- O cloro também elimina as algas por oxidação. Ainda que a adição de cloro a um aquário não seja apropriada, substituir o peróxido por esse composto é uma alternativa válida para piscinas e outras situações em que concentrações altas de cloro não causem efeitos negativos.
Aviso
- Se você possui plantas vivas no seu aquário, deve podar as algas e não deixar que as plantas entrem diretamente em contato com o peróxido de hidrogênio. Se as suas plantas são muito sensíveis à quantidade de oxigênio na água, pode ser melhor transferi-las para outro aquário enquanto realiza esse tratamento, a fim de evitar danos.
O que você precisa
- Peróxido de hidrogênio (água oxigenada)
- Conta-gotas
- Balde
- Água
- Esponja