Contente
O corpo humano cria dióxido de carbono através do processo respiratório. Quando se inspira, o corpo utiliza moléculas de oxigênio do ar e de açúcar do que é ingerido para criar energia. O dióxido de carbono é um dos subprodutos desse ciclo de produção de energia, da mesma maneira que fumaça é produzida ao se queimar madeira. O CO2 em excesso pode causar dores de cabeça ou vômito. Utilize técnicas de controle de respiração para retirar o gás carbônico do corpo sem ficar com os sintomas de baixos níveis da molécula.
Instruções
Os pulmões ajudam o corpo a se livrar do dióxido de carbono (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Vá a um lugar com ar puro. Motores de carro, incêndios e ambientes industriais são fontes comuns de dióxido de carbono. O seu corpo deseja respirar ar puro e essas coisas são fontes de gás carbônico em excesso.
-
Respire normalmente quando estiver descansando ou não estiver fazendo atividade física. O seu cérebro informa ao seu corpo, automaticamente, o quão profundo e com que frequência ele deve respirar. A respiração livra o seu corpo do gás carbônico e traz oxigênio novo.
-
Respire normalmente quando estiver com falta de ar, respiração ofegante ou quando notar que sua respiração está acelerada. Quando você respira rápido e superficialmente nessas situações, arrisca-se ter hiperventilação.
-
Respire profundamente quando estiver ofegante ou respirando rapidamente. Sinta seus pulmões se encherem completamente e, então, expire até sentir que os esvaziou completamente. Isso também ajuda a combater a hiperventilação e expulsa o gás carbônico do seu corpo de uma maneira controlada.
Dicas
- Braços e boca dormentes, sensação de tontura e vertigem são sinais de hiperventilação, o que significa que deve livrar o seu corpo do excesso de dióxido de carbono.
- Dores de cabeça e cansaço são sinais de excesso de gás carbônico, o que significa que deve encontrar ar puro e livrar o corpo de mais gás carbônico.