As melhores mas não tão conhecidas praias brasileiras

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 5 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
As melhores mas não tão conhecidas praias brasileiras - Artigos
As melhores mas não tão conhecidas praias brasileiras - Artigos

Contente

Introdução

Com mais de 7 mil quilômetros de litoral, o Brasil tem praias para todos os gostos. Algumas ficam tão lotadas no verão que é preciso disputar um espaço na areia para aproveitar a brisa do oceano. Outras, escondidas, ainda guardam a sensação de natureza virgem, seja ela no Sul do País, como a praia Governador Celso Ramos e a Praia da Solidão (SC); no Nordeste, como Barra do Itariri (BA) e Praia de Redonda (CE); ou mesmo no meio da Amazônia, como a praia de rio Alter do Chão (PA). Conheça as melhores mas não tão conhecidas praias do Brasil.


Flickr Idalecio Santos Guardar

Governador Celso Ramos (SC)

Escondida na baía continental da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, a praia Governador Celso Ramos tem águas que lembram o Caribe. Não é por menos que as grandes celebridades, como Paul McCartney, Beyoncé e Fergie, a escolhem para se hospedarem. Com resorts exclusivos, a praia costuma receber durante o verão lanchas da região para festas privês em sua orla. O lugar fica a 40 quilômetros da capital.

Flickr Osnildo (Nino) Guardar

Praia da Solidão, Florianópolis (SC)

Enquanto milhares de turistas disputam a areia no norte da Ilha de Santa Catarina, no estado de mesmo nome, na outra ponta algumas praias permanecem sob o segredo dos moradores. No extremo sul da cidade, depois que a rodovia termina, fica a praia da Solidão. Só é possível chegar até lá por trilha, mas vale o esforço. A localização garante boas ondas aos surfistas e aos banhistas aventureiros. Para os que preferem tranquilidade e água mais quente, há uma pequena piscina natural formada por uma cascata. A praia fica a 30 quilômetros do centro da cidade.


Wikimedia Commons: idob Guardar

Alter do Chão (PA)

Longe do Oceano Atlântico está a paradisíaca praia Alter do Chão, no estado do Pará, na orla do rio Tapajós. A água é doce, cristalina e quente, o que tem atraído cada vez mais turistas para a região. De barco ou a nado, é possível atravessar um pequeno rio até um grande banco de areia onde ficam quiosques que servem comida e bebida. A praia fica no município de Santarém, a 37 quilômetros da capital.

Flickr Turismo Bahia / CC: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.0 Genérica Guardar

Barra do Itariri (BA)

A 170 quilômetros de Salvador, na Bahia, em meio a dunas, fica esta pequena vila de pescadores chamada Barra do Itariri, praticamente vazia de segunda a sexta-feira, mas lotada nos fins de semana. O nome se refere ao encontro das águas do rio Itariri com o mar, completando o cenário paradisíaco. Se você achar que a paisagem é familiar, vasculhe suas lembranças: foi aqui que o filme Tieta do Agreste foi gravado.


Flickr Alex Lume / CC: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.0 Genérica Guardar

Praia de Redonda (CE)

No norte do Ceará, quase no Rio Grande do Norte, fica uma praia pouco conhecida pelos brasileiros, mas famosa entre os moradores do estado. A praia de Redonda, em Icapuí (202 quilômetros da capital), é uma das mais procuradas da região. Ela reflete a beleza típica cearense, com suas falésias coloridas e dunas próximas ao mar, formando um belo contraste entre o azul e o branco. A lagosta é o principal prato da culinária da cidade e fonte de renda para mais de 500 famílias. É possível ainda sair para pescar o crustáceo em uma jangada na companhia de um morador.

Flickr rbp / CC: Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica Guardar

Prumirim (SP)

A praia de Prumirim, localizada no litoral norte de São Paulo, é um lugar conhecido por poucos. A exuberância natural da praia se dá graças à natureza que contorna o lugar. Cercada pela vegetação nativa intocada, Prumirim é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade. A praia fica no KM 20 da BR-101, entre Santos e Rio de Janeiro.

Flickr simoneuanjos Guardar

Ponta de Castelhanos (BA)

A Ponta de Castelhanos é o ambiente ideal para quem busca, literalmente, se isolar do resto do mundo. A praia, que fica na Ilha de Boipeba, no estado da Bahia, possui águas calmas que se espalham em verdadeiras piscinas naturais totalmente preservadas. As areias brancas ajudam a dar o ar exótico a uma das praias baianas ainda não muito conhecidas.

Flickr Visit Brasil: © David Rego Jr./LUME Guardar

Praia de Fora (PR)

A praia de Fora é um dos pontos que mais merece destaque entre todo o litoral paranaense. Ao contrário das outras do Paraná, a praia de Fora, localizada na Ilha do Mel, é contornada por construções rochosas que a isolam do resto das praias do litoral. Por isso, o mar é considerado perfeito para a prática do surfe, com ondas longas que chegam a seis pés de altura.

Flickr Rodrigo_Soldon / CC: Atribuição 2.0 Genérica Guardar

Praia da Conceição (SC)

Uma das praias mais virgens de todo o litoral brasileiro, a praia da Conceição, localizada na cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, está repleta de piscinas naturais e costões para mergulho. O local é tão inabitado que sequer apresenta ruas de acesso à praia. Para chegar lá, é necessário ir pela areia. Na praia, existe um mirante de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Flickr Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo Guardar

Praia da Almada (SP)

Também conhecida como praia do Engenho, a praia da Almada fica a 44 quilômetros do centro da cidade de São Paulo. Ainda assim, é uma das praias pouco conhecidas do litoral paulista. Protegida por rochedos em toda sua extensão, a praia ainda conserva as características de uma aldeia de pescadores. É uma região indicada para quem gosta de se aventurar pelas muitas trilhas do local. A água, calma e sem muitas ondas, é ideal para a pesca.