Contente
Piolhos ovinos são parasitas comuns que podem se espalhar rapidamente de uma ovelha para um rebanho inteiro. Eles diminuem a quantidade e qualidade da produção de lã e são muito difíceis de erradicar. Embora não existam tratamentos naturais eficazes conhecidos, uma estratégia integradora pode reduzir a quantidade de inseticidas utilizados para combater piolhos em ovelhas.
Piolhos podem se espalhar rapidamente de uma ovelha para um rebanho inteiro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Descrição
Piolhos ovinos (Bovicola ovis) são um parasita comum que se alimentam da pele de ovelha e põe os ovos em sua lã. Os adultos são brancos ou marrons avermelhados, com cerca de 2 milímetros de comprimento, e são transmitidos através do contato direto com ovinos infectados. Populações de piolhos são maiores e mais ativas no inverno e menores e mais reservadas no verão, embora o corte é o principal fator que determina o seu número.
A lã de ovelha infectada perde cerca de 10 por cento em quantidade e valor. Uma ovelha infectada pode desenvolver anemia. O dano real feito por piolhos de ovinos são as fibras emaranhadas e lacerações na ponta do grampo.
Tratamento
Embora estejam disponíveis muitos produtos químicos para o tratamento de piolhos, existem poucos métodos para o tratamento natural. Por isso, uma abordagem integrada é altamente recomendável. Produtos contendo diazinon já foram populares, mas foram suspenso para o uso de imersão ou jateamento, devido aos riscos a saúde dos ovinos e humanos.
Separe e deixe de quarentena ovelhas novas, para evitar o contato com as outras ovelhas do rebanho. Suspeite de todas as novas ovelhas e inspecione-as de perto por seis meses antes de integrá-las a um grupo maior. Isso reduz o risco de propagação de piolhos para todo o rebanho.
Quase 90 por cento dos piolhos são removidos durante o corte. Por isso, tratamentos tópicos, são mais eficazes logo após corte, quando as populações estão vulneráveis a aniquilação total. Siga todas as indicações dos produtos químicos, e limite o seu uso a seis meses antes do corte, e suspenda o seu uso nos três meses anteriores ao corte.
Encharcar a lã com água pode afogar metade de todos os piolhos vivos e ovos perto de eclosão, porém não afeta ovos mais novos.
Considerações
Um piolho fêmea vive cerca de 30 dias e coloca de 10 a 20 ovos durante sua vida, os quais estão ligados a fibra de lã e eclodem em cerca de 10 dias. Em grandes populações infectadas, é amplamente recomendado aplicar, com segurança, o tratamento o mais cedo possível e evitar o uso de tais tratamentos três meses antes do corte.
Ovelhas também são suscetíveis a piolhos de pé (Linognathus ovillus e Linognathus pedalis), embora sejam de preocupação menor.