Contente
Um 9-Box Grid, também chamado de matriz de desempenho e de potencial, é uma metodologia usada por gestores para identificar indivíduos de alto desempenho que tem potencial para uma promoção. Este método é frequentemente usado em planejamento de sucessão, o que é determinante para saber a quem promover quando um administrador/executivo desocupar um cargo.
A 9-box Grid deve acompanhar um processo contínuo de revisão do funcionário.
Instruções
Revisão do funcionário (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)-
Crie uma grade. Isso pode ser feito em papel, no Excel, PowerPoint ou usando outra ferramenta. Ela deve ter três linhas e três colunas.
Nomeie as linhas de cima para baixo: A-Alto, B-Médio e C-Baixo. Nomeie as colunas da esquerda para a direita: 1-Abaixo, 2-Atendendo e 3-Superando.
-
Revise o desempenho do funcionário, olhe tanto para a forma como ele está fazendo seu trabalho atual quanto para seu potencial para avançar. Este passo precisa ser realizado para cada empregado que você deseja inserir na grade.
-
Coloque cada funcionário na seção apropriada da grade.
As linhas significam o potencial de um indivíduo de ser promovido. As colunas representam o quanto o funcionário está atendendo às expectativas em sua atual função, logo, classifique-o em abaixo, atendendo ou superando.
Um empregado que está superando as expectativas em sua atual posição e tem um alto potencial seria colocado em A3 na grade. Já aquele que está abaixo das expectativas e tem baixo potencial iria para a parte inferior da grade, em A1.
A grade permite que uma organização foque em empregados no quadrante superior, tendo assim o intuito de facilitar o planejamento de sucessão.
Dicas
- Esta metodologia serve para avaliar o desempenho e potencial atual. Um funcionário poderia estar superando as expectativas, mas não possuir as competências ou o desejo de mover-se para a uma posição de liderança ou administrativa. Também pode ocorrer o inverso.
O que você precisa
- Revisões do funcionário