Contente
Quando um cão tem uma perturbação gastrointestinal que causa diarreia, os veterinários geralmente recomendam uma dieta suave. O arroz é um dos alimentos específicos incluídos nessa dieta. Uma vez que seu cachorro estiver recuperando-se, seu veterinário irá aconselhá-lo a voltar à sua dieta normal. A transição do arroz e outras comidas suaves para a ração deve ser feita de maneira gradativa. Caso contrário, ela pode causar mais problemas estomacais.
Instruções
O arroz pode ajudar um cão a se sentir melhor (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)-
Cozinhe o arroz de acordo com as instruções na embalagem. Quando adicioná-lo à ração, misture-o na tigela com uma colher.
-
Determine quanta ração você normalmente dá para seu cão. Faça isso colocando a quantidade usual de alimento canino em copos de medida.
-
Alimente seu cão com uma mistura de 3/4 de arroz e 1/4 de ração no primeiro dia. Se, por exemplo, seu cachorro normalmente come um copo de ração, você deve misturar 3/4 de um copo de arroz a 1/4 de um copo de ração. Alimente-o nessa proporção por um ou dois dias e observe suas fezes. Se elas estiverem com formato e menos moles, passe para o passo seguinte. Se estiverem mole, mantenha a mesma proporção de arroz para ração por mais dois dias e observe se as fezes estão mais firmes.
-
Alimente seu cão com uma mistura de metade de arroz e metade de ração depois de um ou dois dias. Usando o exemplo do copo de ração, a mistura deve ser composta de meio copo de arroz e meio copo de alimento para cachorros.
-
Continue aumentando a quantidade de ração em 1/4 todos os dias até que ele esteja comendo-a pura e suas fezes estiverem firmes.
Dicas
- Pergunte ao veterinário se você deve dar arroz branco ou marrom. A recomendação dependerá da doença de seu cão.
Aviso
- Se a diarreia não sarar em três ou quatro dias, entre em contato com o veterinário.
O que você precisa
- Copos de medida
- Tigela de comida de cachorro
- Colher
- Arroz
- Ração