Contente
A diabetes é uma doença grave, e se manifesta quando o corpo produz insulina insuficiente ou às vezes não produz. Tal como os humanos, cães podem adquirir diabetes, e caso isso ocorra, devem ser tratados adequadamente. Monitorar diabetes em cães pode ser um desafio, porque não podem dizer os seus sintomas. No entanto, é possível monitorar a diabetes canina se você estiver ciente dos sinais e sintomas e tiver o equipamento adequado na mão.
Instruções
Verifique os níveis de glicose do seu cão para monitorar sua diabetes (Diabetic Tools image by painless from Fotolia.com)-
Conheça os sintomas de diabetes canina para que saiba o que procurar em um cão. Cães que têm dietas pobres, são obesos ou podem ser geneticamente predispostos a diabetes devem ser cuidadosamente monitorados quanto a sintomas. Os sintomas mais comuns incluem sede excessiva e micção frequente. Outros sintomas incluem a perda de peso repentina, letargia, vômitos, olhos nublados e aumento do apetite. Se o cão tem algum destes sintomas, leve-o a um veterinário imediatamente. O veterinário pode fazer um simples teste de urina ou um teste de açúcar no sangue para determinar se os níveis de glicose estão maiores que o normal, indicando a doença.
-
Teste o nível de glicose no sangue do cão em casa para garantir que estejam normais. Se estiverem demasiado elevados, pode ser necessário administrar insulina. Se estiverem muito baixos, pode ser necessário alimentar o seu animal de estimação ou administrar alguma forma de glicose, em pó ou xarope. Para testar a glicemia do cão, precisa-se de uma gota de seu sangue. Alguns locais comuns para tirar o sangue de forma indolor são na orelha, próximo do lábio ou perto da base da cauda. Usando uma agulha, fure a pele do cão para retirar uma gota de sangue. Insira uma tira de teste em um glicosímetro, que pode ser comprado de seu veterinário. Coloque a tira de teste diretamente na gota de sangue para que ela se infiltre na parte inferior da faixa. Aguarde alguns segundos, e em seguida, leia o número de glicose no sangue.
-
Colete urina do cão e teste-a para monitorar seus níveis de glicose e diabetes. Leve seu cão para um passeio. Tenha um recipiente limpo e preparado para pegar a urina. Pegue uma vareta de urina fornecida pelo seu veterinário e mergulhe-a na urina. Seguindo as instruções na embalagem, espere o período de tempo especificado, e em seguida, segure a extremidade da vara próxima ao gráfico fornecido na embalagem para comparar cores. As cores vão mostrar se a urina do seu animal de estimação é normal ou não.
Aviso
- Se há suspeitas de que o cão tem diabetes, leve-o a um veterinário o mais rápido possível. Não tente tratá-lo sem a opinião de um veterinário.
O que você precisa
- Agulhas
- Glicosímetro
- Tiras de teste de glicose
- Varetas de nível de urina