Contente
Os termos "água salgada" e "água doce", quando usados em referência a motores de popa, descrevem o tipo de sistema de refrigeração que um motor de popa utiliza. A principal diferença entre estes dois motores se resume no valor global, em termos de manutenção necessária e a expectativa de validade do motor a longo prazo.
Devido à corrosão do sal, a maioria dos motores de popa enferruja antes de estragar (powerboat image by Tomislav from Fotolia.com)
Refrigeração de motores de água salgada
Os motores de popa de água salgada são mais propriamente conhecidos como "motores de água bruta". Este tipo de motor em particular é refrigerado através da circulação da água do mar ou lago, que circula pelo motor e volta para o mar.
Refrigeração de motores de água doce
Os motores de popa de água doce operam através de um circuito fechado de resfriamento. Este tipo de motor é resfriado através da circulação de água doce ou refrigerante diretamente no motor. Adicionalmente, a água bruta (de lago ou salgada) viaja através de um compartimento separado para alcançar uma unidade chamada de permutador de calor. Nele, o calor do motor é transferido do refrigerador para a água bruta circulante. A água bruta, então, retorna para o lago.
Custo-benefício
Os motores de água salgada são inicialmente mais atrativos por que são mais baratos. Porém, devido à corrosão natural do sal nas partes do motor, eles duram pouco tempo. Os motores de água doce geralmente duram mais que os motores de água salgada, e portanto, normalmente são mais caros. Os motores de água salgada necessitam de mais manutenção, como uma rotina de lavagem para limpar o acúmulo de sal e a substituição de peças enferrujadas.