Contente
As glândulas paratireóides caninas estão localizadas na glândula tireoide, mas não têm nenhuma conexão anatômica ou fisiológica com ela. A finalidade principal da glândula paratireoide é produzir hormônios paratiróides, necessários para o metabolismo do cálcio no organismo.
Consulte um veterinário (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Hormônio da paratireóide
Quando o corpo do cão percebe uma diminuição na quantidade de cálcio no sangue, a glândula paratiróide encobre o hormônio paratiróide (PTH). O PTH tira o cálcio diretamente dos ossos, rins e mucosa dos intestinos para elevar os níveis de cálcio no sangue.
Hiperparatireoidismo primário canino
O hiperparatireoidismo primário canino (PHPT) ocorre quando a glândula paratireóide produz mais PTH do que é necessário para o corpo do cão. Isso resulta na produção excessiva de cálcio e pode levar a uma condição fatal chamada hipercalcemia.
Causa
O PHPT é geralmente o resultado de um tumor benigno solitário na glândula paratireóide. Em poucos casos estes tumores são malignos.
Sintomas
Os sintomas começam gradualmente e incluem aumento do consumo de água e micção. Estágios mais avançados da doença podem causar perda de apetite e vômito. O cão pode parecer fraco e apático. Muitas vezes, um dano considerável aos órgãos ocorre antes dos sintomas aparecerem.
Tratamento
A remoção cirúrgica da glândula afetada é o tratamento principal e geralmente cura a doença. A maioria dos casos não se repetem.