Contente
A glicerina possui inúmeras funções, de fabricação de explosivos até produtos de beleza. Ela é usada para umedecer, adoçar e preservar produtos alimentícios e comerciais. Comum em sabonetes e loções, o óleo de glicerina é usado no cuidado da pele por suas propriedades hidratantes e lubrificantes.
A glicerina pode ser usada na fabricação de sabão (soap image by romman from Fotolia.com)
Nomes
Glicerina e glicerol são nomes para o mesmo composto orgânico, geralmente derivado de óleo de coco ou de palmeira. Quando comercializada como óleo puro, muitas vezes referida como óleo de glicerina vegetal, deve conter pelo menos 99,7 por cento de glicerol para ser considerada pura, e o restante sendo água.
Propriedades
O óleo de glicerina é incolor, inodoro e de gosto doce, com uma consistência semelhante à xarope. Solúvel em água, não-tóxico e antialérgico, é um umectante com propriedades de retenção de água, que atrai a umidade na pele.
Usos em beleza e saúde
Óleo de glicerina puro é encontrado em na maioria dos produtos de higiene pessoal, incluindo xampus, condicionadores e cosméticos. É também usado como um adoçante nos alimentos.
História
O nome botânico da glicerina é "derivado de palmeira", e ela é originalmente da Malásia. Em finais de 1900, os fabricantes de sabão começaram a tornar a glicerina disponível no mercado como um produto próprio, separando-a do sabão através de destilação em seu processo de fabricação.
Usos medicinais
A glicerina pura e 100% vegetal pode ser ingerida e auxilia em doenças como glaucoma e edema no cérebro, além de ser usada em laxantes. Também é utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos.