Contente
Ovos cozidos são um item básico para piqueniques, lanches e feriados e, devido à sua embalagem natural e conveniente, parecem se conservar por longos períodos de tempo. Na realidade, entretanto, eles são suscetíveis a bactérias e precisam ser manuseados com cuidado.
Ovos cozidos devem ser guardados na geladeira depois de duas horas. (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)
Suscetibilidade a bactérias
Quando as galinhas põem ovos, é criada uma camada protetora, que protege o filhote de infecções; os ovos processados comercialmente substituem essa camada por uma outra, feita de óleo mineral. Ao serem cozidos, os ovos perdem essa camada, tornando mais fácil a entrada de bactérias. Dessa forma, ovos cozidos estragam mais rapidamente que os crus.
Prazo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recomenda que os ovos cozidos sejam guardados na geladeira em no máximo duas horas depois de preparados, e comidos em até uma semana.
Ovos rachados
Não compre ovos rachados, pois eles podem ser contaminados com bactérias. Se você rachar um ovo sem querer, tire-o da casca e guarde na geladeira em um pote hermeticamente fechado. No entanto, de acordo com o MAPA, se um ovo rachar enquanto estiver cozinhando, não apresentará riscos e poderá ser armazenado como qualquer outro ovo cozido.
Ovos de Páscoa
De acordo com o MAPA, a segurança é mais importante do que a tradição, e ovos de Páscoa pintados não devem ser deixados em cestas fora da geladeira de um dia para o outro, ou no chão por mais de duas horas durante uma caça aos ovos. Pães decorados com ovos coloridos também não devem ficar fora da geladeira por mais de duas horas, e precisam ser consumidos em três ou quatro dias.
Advertência
Se você for deixar ovos cozidos fora da geladeira por mais do que duas horas, como por exemplo para decoração em um feriado, marque-os discretamente de modo que você saiba que esses ovos não são seguros para consumo.