Contente
Quando um humano está com um dente inflamado ele dói, mas em um cão é um pouco mais difícil de detectar esse problema, uma vez que o membro da família de quatro patas não será capaz de dizer: "Meu dente dói." Se mantiver um olho no comportamento do animal, você poderá detectar se ele está com um dente inflamado. Se suspeitar que é esse o caso, leve seu animal a um veterinário.
Instruções
Inspecione regularmente a boca de seu cachorro para checar problemas dentais (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)-
Sinta o hálito do seu cão. Se estiver ruim, isso indica que uma bactéria está crescendo na boca dele.
-
Verifique os dentes do seu cão. Eles devem ser de cor branca até à linha da gengiva. Uma coloração amarela ou marrom, especialmente perto da gengiva, significa que um cálculo se formou. Além disso, observe se existem dentes rachados. Caso o resultado seja positivo, pode ser sinal de um abscesso.
-
Verifique as gengivas do seu cão. Elas devem ser de um vermelho pálido, com um padrão em forma de faca que conduz ao dente. Se elas estão com um vermelho brilhante, especialmente perto dos dentes ou se estão arredondadas perto deles, há uma doença nelas, que pode levar a abscessos. Normalmente, o sangramento em torno das gengivas também significa a formação de um abscesso.
-
Observe o comportamento do seu cão. Se ele estiver comendo menos ou se estiver letárgico, pode ser um sinal de um abscesso ou outro problema. Consulte o seu veterinário.
Dicas
- Se o seu veterinário der um antibiótico líquido, peça um conta-gotas para que você possa dosá-lo.