Contente
O refluxo, também chamado de azia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), é o retorno do ácido acumulado no estômago através do esôfago. Comer demais ou muito rápido pode causar esse problema. A condição pode também ser sintoma de algo mais sério, como úlcera ou pedra na vesícula. Alimentos fritos, temperados e apimentados geralmente provocam refluxo em pessoas cujo revestimento do estômago é sensível.
Carne
A carne grelhada ou assada geralmente não causa problemas para pessoas com refluxo. São os temperos e molhos que normalmente provocam o retorno do ácido. A carne bovina deve ser magra e preparada sobre uma superfície que permita que a maior parte da gordura seja eliminada. Ainda que se deva evitar a carne de porco por causa de sua gordura, costeletas bem passadas podem não criar incômodo. A pele gordurosa do frango deve ser retirada antes do preparo. Os cozinheiros devem abrir mão dos temperos e deixar que a carne seja saboreada sem condimentos ou defumada.
Grãos
Os grãos integrais são normalmente uma opção de alimentação segura, mas cereais devem ser evitados, pois o leite pode produzir refluxo. Pães, pretzels e bolos não são prejudiciais. Mais uma vez, porém, são as coberturas que podem ser danosas para um estômago sensível. Uma dieta rica em grãos integrais também ajuda na digestão, aliviando os sintomas de refluxo recorrente.
Bebidas
Bebidas com muita cafeína, como café, refrigerantes e a maioria das bebidas carbonatadas, devem ser evitadas. As pessoas que sofrem de refluxo devem beber muita água, chá de ervas e produtos não lácteos, como o leite de soja. O álcool pode ser um dos piores causadores de refluxo e deve ser evitado, mesmo quando tomado durante as refeições.
Frutas
As frutas muito ácidas, como as laranjas, podem provocar refluxo. As melhores opções de frutas são as de baixa acidez, como mamão, banana e abacaxi. Retire a casca da maçã e da pera para evitar refluxo. Uvas e morangos são bons em quantidades moderadas.
Legumes
É preferível comer legumes cozidos, como brócolis, cenoura e vagem. O alho, o pimentão verde e a cebola podem ser consumidos em quantidades muito pequenas, usados para dar sabor aos pratos. Receitas que exigem leite ou fritura, como purê de batatas ou batatas fritas, não são boas opções para pessoas com refluxo. Batatas assadas simples são a melhor opção de acompanhamento.