Contente
- Fabricação de panelas de aço inox
- Identificação
- Prevenção/solução
- Considerações
- Dica
- Problemas de danificações
As panelas e frigideiras de aço inoxidável são extremamente comuns em cozinhas domésticas e de restaurantes por causa da sua durabilidade. Este material é uma liga, o que significa que outros metais são usados para criá-lo. O níquel, que geralmente é encontrado nas louças de aço inox, pode ser um problema para as pessoas alérgicas a esse metal.
A maioria das panelas e frigideiras de aço inox contém níquel e, para as pessoas alérgicas a esse metal, isso pode ser um problema (kitchen image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)
Fabricação de panelas de aço inox
O aço inoxidável começa com uma base de ferro, à qual é adicionada crômio. Mas as panelas feitas dessa combinação não conduzem bem o calor. Adicionar níquel ajuda a panela a distribuir o calor de forma mais eficiente, mas causa problemas para as pessoas alérgicas ao metal.
Identificação
As panelas e frigideiras de aço inox são divididas entre três categorias ou graduações: 18/0, 18/8 e 18/10. Isso significa que a peça possui 18% de crômio e é feita de zero, 8 ou 10% de níquel.
Prevenção/solução
As pessoas com alergia a níquel devem comprar peças apenas da graduação 18/0; desta maneira será possível ter alguns dos benefícios do material sem ter que se preocupar com a ingestão do metal. O contato com pegadores de aço inox que contém níquel também pode causar erupções. Se você é alérgico ao metal, use panelas com pegadores de madeira ou de plástico resistentes ao calor.
Considerações
As pessoas altamente alérgicas ao níquel podem romper a pele em erupções ou até contrair sintomas semelhantes à asma, se eles utilizarem panelas ou frigideiras que incluem níquel.
Dica
Se suas panelas de aço inoxidável não estiverem estampadas com sua graduação, use um ímã. Se ele grudar, a panela é de graduação 18/0 e não contém níquel. Se não grudar, ela é feita com níquel (o que neutraliza efeito do ferro em atrair ímãs) e deve ser evitado pelas pessoas alérgicas a esse metal.
Problemas de danificações
Mesmo que haja alguns debates, vestígios de níquel podem ser transferidos para os alimentos, particularmente os ácidos que são cozidos em panelas que tenham sido riscadas por utensílios ou frigideiras, ou que tenham pontos queimados em suas superfície.