Contente
Usar tecido na pintura oferece ao artista a oportunidade de adicionar textura e movimento à obra. O tipo de tecido, se está dobrado, liso ou enrugado, provoca uma ilusão extra de textura. Permitir que os materiais vão de um lado ao outro da tela ajuda a atrair os olhos do observador para alguma coisa a mais que o artista quer compartilhar. Pintar tecido com tinta acrílica não é mais difícil que pintar um retângulo, pois o artista só precisa usar luz e sombra para criar dimensão e massa.
Instruções
Um tecido enrugado é facilmente replicado na tela com o uso de sombras escuras e luzes para as áreas elevadas (crumpled fabric image by Igor Negovelov from Fotolia.com)-
Desenhe o tecido conforme ele cobre a superfície de baixo, incluindo as linhas das dobras. Quando for desenhar móveis com tecido ou toalha de mesa, tenha em mente como o pano assenta na madeira e como é o seu caimento. Mesmo pendurado em hastes, como cortinas, o material do pano é leve e se move com a brisa.
Pratique desenhar panos dobrados para ver aonde as luzes e as sombras ficam. (falmenco dancer drawing image by PinkShot from Fotolia.com) -
Use tons escuros onde ficam as dobras. Pegue o pincel e pinte do mesmo jeito que pintaria objetos sólidos para manter a regularidade no seu estilo. O modo adequado de segurar o pincel é segurá-lo como se fosse um lápis, com os dedos no cabo há uns 2,5cm ou 5cm acima da virola, a parte de metal que segura as cerdas.
Padrões, como listras, no tecido ajudam a definir as dobras (material texture #7 image by Adam Borkowski from Fotolia.com) -
Com o pincel, use tons médios para combiná-los com os tons mais escuros, criando uma transição homogênea do escuro para o claro. Deixe o pincel seguir o movimento junto com as linhas escuras.
Objetos colocados no tecido criam suas próprias sombras (heart on material image by Marina Bartel from Fotolia.com) -
Use os tons mais claros no próximo passo. Use o pincel para passar do claro para o escuro no tom médio, para deixar uma área entre o tom mais claro e o tom da sombra. Observe o tecido e veja como a luz se distribui. Note que quase sempre há uma transição gradual do tom mais escuro para o mais claro até o topo da dobra e as vezes o contorno é definido, então o tom mais claro fica perto da sombra.
A distribuição correta da luz na tela pode adicionar à sombra o que o artista está tentando retratar (shadow image by Michel Essiambre from Fotolia.com) -
Use a tinta branca ou o tom mais claro que tiver para destacar o tecido em sua pintura. A quantidade que deve ser usada dependerá da fonte de luz do seu objeto.
Dicas
- A tinta acrílica seca rapidamente, então se você exagerar na pintura de alguma área, espere a tinta secar e pinte novamente. A tinta acrílica é muito complacente.
Aviso
- Limpe os pincéis quando trocar de tinta para manter as cores da tela claras e chamativas. Mesmo se você estiver tentando retratar um quarto escuro, cores lamacentas chamarão a atenção do observador.
O que você precisa
- Tela
- Paleta
- Tinta acrílica
- Recipiente com água
- Papel toalha ou trapos
- Lápis carvão