Contente
Como a maioria dos trabalhos de criação de modelos, fazer um planeta é algo que praticamente não tem limites. É fácil obter detalhes suficientes para um projeto ou demonstração escolar fazendo um esboço dos principais contornos do planeta em uma bola de isopor. Você pode usar tintas e algumas ferramentas básicas. Se quiser fazer um modelo realmente legal, pode ir um passo além, esculpindo detalhes com um estilete. Você pode usar um pincel fino para adicionar detalhes à superfície do planeta.
Instruções
Como fazer um modelo de planeta (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)-
Compre uma bola de isopor. Você pode encontrá-las por um preço baixo em qualquer papelaria, com um diâmetro, em média, de 20 cm. Elas são fáceis de pintar e modelar como um planeta.
-
Veja imagens do planeta que deseja fazer. Certifique-se de obter imagens em diversos ângulos. Leia algumas informações básicas sobre as principais características do planeta.
-
Identifique os traços principais do planeta. Por exemplo, se quiser fazer um modelo da Terra, deve mostrar os continentes e as cores básicas, azul e verde. Se fizer Júpiter, precisa fazer os anéis laterais e a grande mancha vermelha. Se estiver inventando um planeta, escolha suas principais características.
-
Faça um rascunho dos contorno básicos. Use um lápis ou uma caneta fina para esboçar as formas de continentes e montanhas.
-
Considere esculpir os traços mais importantes com um estilete. Corte com cuidado planícies e vales, deixando montanhas salientes. Como será preciso esculpir os baixos relevos, ao invés de adicionar material para construir detalhes mais altos, esse passo pode ser difícil. Não tenha pressa.
-
Pinte os principais contornos. Uma tinta acrílica não muito cara e um pincel médio devem bastar.
-
Espere a primeira camada de tinta secar. Depois, volte ao trabalho para completar os detalhes. Desenhe cadeias de montanhas, rios e outros traços geográficos.
-
Adicione os anéis. Corte e pinte um anel de papelão. Use palitos de dente para anexá-lo ao planeta.
Dicas
- Como montanhas e vales tendem a ser muito pequenos, se comparados ao tamanho real do planeta, você provavelmente os esculpirá muito maiores do que a escala real, se escolher essa opção. Contudo, isso pode ser mais atrativo visualmente do que usar apenas tinta.
Aviso
- Não faça tudo de uma vez. Planejar sem pressa e esboçar o planeta, provavelmente, trará melhores resultados do que só olhar para uma imagem e pintar à mão livre.
O que você precisa
- Bolas de isopor artesanais
- Estilete
- Pincéis
- Tinta acrílica de artesanato
- Lápis
- Caneta
- Livros sobre planetas
- Papelão
- Palito
- Fita adesiva