Contente
Cuidar de um periquito de estimação requer mais do que simplesmente dar-lhe comida e abrigo, também implica em mantê-lo feliz. O periquito selvagem vive em um vasto bando no qual interage diariamente com outros pássaros da mesma espécie. No cativeiro, o pequeno animal requer um estímulo parecido para ficar feliz, e precisa compartilhar tempo de qualidade com seu bando humano. Um dono carinhoso se sintonizará com as necessidades da ave. Um periquito saudável e feliz é um companheiro de estimação ideal.
Instruções
Mantenha dois periquitos juntos para estimular sua felicidade (BananaStock/BananaStock/Getty Images)-
Verifique se o periquito tem sinais de excitação. Uma ave feliz começará a saltar e subir pela gaiola quando seu querido ser humano voltar para casa. Ele também gorjeia emoção.
-
Observe como o periquito se limpa. Um pássaro feliz passa bastante tempo arrumando e limpando suas penas. Se elas parecerem irregulares, fofas e despenteadas, ele poderá estar doente ou infeliz.
-
Coloque diversos brinquedos aprovados para periquitos na gaiola e assista-o brincar. Quando felizes, eles gostam de se divertir com uma grande variedades de objetos. Essa ave gosta especialmente de se admirar no espelho, quando se sacode e dança fazendo um espetáculo para si mesmo.
-
Monitore a ingestão alimentar do periquito. Ele deve comer uma dieta diária bem balanceada e saudável. Caso pare de comer repentinamente, leve-o ao veterinário para certificar-se de que está saudável. A ave poderá estar sofrendo de depressão ou doença.
-
Solte o periquito da gaiola com frequência para subir em você ou brincar em um cercado. Uma ave feliz beliscará tudo. Essa espécie adora abocanhar e mordiscar todos os objetos.
-
Toque uma gravação de outros pássaros chilreando e fazendo barulhos. Os periquitos gostam de cantar juntos alegremente com o som de outras aves.
-
Deixe o periquito ouvir uma grande variedade de músicas. A música normalmente deixa um pequeno pássaro feliz de bom humor, de acordo com a Bird Times Magazine.
-
Ouça a noite o pássaro rangendo seu bico. Muitos deles fazem isso antes de cair no sono se estiverem se sentindo felizes e satisfeitos.
Dicas
- Evite deixar o periquito sozinho por longos períodos de tempo ou ele poderá cair em depressão. Se ele passar os dias sozinho, enquanto seu dono trabalha, considere comprar outro periquito ou pássaro para mantê-lo no mesmo cômodo, fazendo-lhe companhia.
- Se o dono precisar sair por um período longo, deixe o rádio ou a televisão ligada de forma que o pássaro tenha algo para assistir ou ouvir.
- Considere colocar a gaiola próxima a uma janela de forma que ele possa olhar para fora.
- Fale e interaja com o periquito diariamente para assegurar sua felicidade. Fale sempre com suavidade e nunca grite com um pássaro ou ele ficará deprimido ou amedrontado.