Contente
Luvas descartáveis são utilizadas para proteger da contaminação de germes e bactérias que são passadas de pessoa para pessoa. Cuidados precisam ser tomados ao colocá-las e retirá-las, deixando-as esterilizadas o máximo de tempo possível. As luvas devem ser utilizadas ao entrar em contato com pacientes e, após isso, descartadas, assim como os curativos.
Luvas descartáveis devem ser jogadas fora, como ocorre com curtativos usados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Antes de usar as luvas
Antes de usar as luvas de borracha para trabalhar em um paciente, garanta que ele não seja alérgico a látex. Caso seja, use luvas de vinil. Uma alergia a látex pode causar um choque anafilático, o que pode se tornar um risco para a vida.
Lave as mãos antes de usar as luvas descartáveis. Lave-as antes de tocar nas luvas, para manter qualquer contaminação do lado de fora. Elas são usadas para proteger seu paciente e você. Guarde as luvas em um recipiente até precisar usá-las, mantendo o acessório protegido contra contaminação. Tirar as luvas do lugar onde as guarda e colocá-las sobre uma bancada ou no bolso do jaleco somente irá expô-las à contaminação do material e elas precisam manter-se esterilizadas pelo máximo de tempo possível.
Lave as mãos antes de colocar as luvas descartáveis (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Enquanto usa as luvas
Coloque as luvas quando entrar em contato com o paciente e quaisquer de seus fluídos corporais, incluindo a transpiração. Elas poderão ser trocadas na mudança dos procedimentos com o mesmo paciente e, é claro, quando trabalhar com outro. Use luvas quando estiver limpando os curativos, lençóis sujos e outros itens que tenham entrado em contato com fluídos corporais.
Mantenha as unhas curtas. Unhas afiadas poderão furar a luva. Elas não foram feitas à prova de objetos cortantes, então um cuidado a mais deverá ser tomado quando manusear agulhas e outros instrumentos afiados.
Troque as luvas a cada mudança de procedimento (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
O descarte das luvas
Descarte as luvas no lugar apropriado para lixo hospitalar, se elas tiverem resíduos de fluídos. Se não tiverem, elas poderão ser jogadas fora, enrolando-as em um saco plástico à prova de vazamentos. Remova as luvas puxando-as do punho para baixo. Não encoste na parte de fora da luva com as mãos desprotegidas. Lave as mãos depois de retirá-las.
Tire as luvas e depois lave as mãos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)