Contente
Nas primeiras impressoras a janto de tinta domésticas, as impressões feitas acabavam desbotando quando expostas à luz solar. A tecnologia evoluiu nas impressoras, tintas e papéis, fazendo com que impressões digitais durem muito mais hoje em dia. Porém, ainda há alguns passos que podem ser seguidos para preservar as impressões dos raios UV (ultravioletas). Isso é especialmente útil se você planeja expor suas impressões em um local próximo a alguma janela ou à luz solar.
Instruções
Proteja suas impressões dos raios UV (pile de photo image by WSC from Fotolia.com)-
Imprima suas imagens com uma impressora a jato de tinta e deixe que sequem. Evite o contato da impressão com umidade e superfícies ásperas.
-
Compre um spray selante contra raios UV. Você pode achá-lo em lojas de produtos artísticos e em diferentes marcas. Certifique-se de que o spray oferece proteção contra raios UV e pode ser aplicado sobre papel.
-
Agite a lata de spray se necessário. Segure a lata a alguns centímetros da imagem e solte jatos curtos até cobrir toda a área, evitando que o spray se acumule em partes específicas. Em caso de dúvidas, veja as instruções de uso do produto.
-
Coloque as impressões em um álbum de fotos com páginas transparentes. Elas poderão ser vistas sem serem expostas à luz. Grandes volumes de impressão podem ser armazenados em caixas e mantidas longe da luz e poeira.
-
Coloque suas impressões em um vidro bloqueadores de raios UV. Algumas molduras já vêm com esse tipo de vidro. Caso não encontre, o vidro especial é opcional em molduras profissionais.
Dicas
- Compre um papel de melhor qualidade próprio para armazenamento de imagens. Use produtos, adesivos e papel sem ácido, se pretende fazer um álbum scrapbook ou se está fixando impressões às páginas de um álbum.
- Somente use produtos sem ácidos se você mesmo está emoldurando suas imagens.
O que você precisa
- Impressão em jato de tinta
- Spray protetor a UV
- Álbum de fotos
- Moldura de fotos com vidro UV