Contente
Embora uma cerca resistente possa manter vários predadores longe das suas galinhas, proteger os pintinhos exige precauções extras. Além deles enfrentarem os mesmos perigos que os seus companheiros de bando mais velhos, é comum outros pássaros levarem-nos consigo e cobras invadirem o seu poleiro. Leia mais para aprender como proteger os pintinhos contra os predadores.
Instruções
Os pintinhos são mais vulneráveis a ataques de predadores (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)-
Permita que as galinhas mantenham sua estrutura social natural. Os galos naturalmente protegem as fêmeas de seu bando e estas naturalmente protegem seus pintos. Os pintinhos separados de suas mães ficam em desvantagem, assim como os bandos sem galos; se você tiver um bando com pintos, é mais seguro manter as galinhas juntas em um cercado à prova de predadores.
-
Mantenha os pintinhos do lado de dentro até crescerem suas penas adultas se você os tiver comprado ou se forem órfãos. Um engradado em casa, na garagem ou no celeiro, com uma lâmpada de calor fixada no mesmo, funciona bem. Certifique-se de que o engradado seja grande o suficiente para os pintos afastarem-se do calor se precisarem.
-
Faça uma lista aos predadores presentes em sua região para poder saber contra quem você precisa proteger os seus pintinhos. Em quase todas as regiões, gatos de rua, cobras e pássaros, como corvos e aves de rapina, são predadores comuns de pintos. Os predadores como raposas e cães de rua podem atacar tanto os adultos quanto os filhotes.
-
Mova os seus pintos para um viveiro fechado com um galinheiro anexo quando suas penas adultas começarem a crescer. Utilize uma malha estreita para o galinheiro e também para cobrir o topo do viveiro. Consulte a sua lista de predadores para saber contra quem precisa proteger os pintinhos.
-
Cubra o chão do viveiro e do galinheiro com uma tela de malha fina para aves e prenda-a às paredes. Isso impede que os predadores escavadores e as cobras ganhem acesso aos pintos.
-
Verifique a estrutura todo dia para ver se há buracos ou rasgos de qualquer tipo. Conserte-os imediatamente se encontrá-los.
Dicas
- Aclimate os pintinhos à vida ao ar livre gradualmente se houver uma diferença acentuada entre as temperaturas do lado de dentro e do de fora.
Aviso
- Uma fêmea que não foi criada por sua mãe pode não ter as melhores habilidades maternais. Se ela parecer não estar cuidando de seus pintos, mova a família inteira para uma área fechada longe das outras galinhas.
- Mesmo que você mantenha os pintinhos no lado de dentro, feche completamente a sua estrutura para protegê-los contra ferimentos e possíveis predadores, como cães e gatos domésticos.