Contente
O tecido de lã penteada deriva seu nome da vila de Worstead, na Inglaterra, quando Edward III incentiva os imigrantes flamengos a se assentarem e fiarem longos fardos de lã das ovelhas de Norfolk. O termo refere-se a um método específico de fiar que resulta em um fio com um trançado muito apertado. Quando esses fios são tecidos, o resultado é um tecido de lã que é forte e quente, com uma superfície lisa e macia.
Sem ovelhas não haveria lã (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
A lã
Toda lã inicia a sua vida no torso de um carneiro. Durante a primavera e o verão, as ovelhas são tosquiadas e os velos são classificados e ordenados de acordo com o tamanho, qualidade e cor. Em seguida, as lãs são limpas para remover toda sujeira e impureza, e depois de secas são enviadas para a fiação.
Processamento
A diferença entre uma lã normal e uma lã penteada começa com a preparação da lã quando é cardada e penteada. Durante a cardação, o velo é passado entre rolos com blocos ou fileiras de dentes de metal, e puxados em direções opostas para separar e achatar as fibras. A lã passa, então, por um processo chamado pentear, que a alinha e suaviza em fibras longas necessárias para a fiação.
Fios de lã penteada
Fios rotulados e vendidos como lã penteada geralmente se referem a uma linha de tricô tecida em malhas com uma bitola de cerca de 2 pontos por centímetro. A descrição do peso do fio pode não se referir ao processo usado para girá-lo, e, para complicar ainda mais a vida da tricoteira diletante, a linha também pode ser descrita como lã fiada, disponível em vários pesos diferentes que variam de fina a robusta.
Tecidos de lã penteada
Tecidos de lã penteada são mais suaves e mais bem-tecidos que os outros tipos de tecidos de lã. Esse tecido resistente cai bem e não amassa, tornando-se uma escolha comum de tecido para peças de vestuário como ternos formais.