Contente
Estetoscópios são uma parte importante do processo de diagnóstico. Sons que são produzidos pelo coração humano, pelos pulmões e pelo sistema digestório são, muitas vezes, melhor ouvidos através de um estetoscópio do que em instrumentos eletrônicos mais complicados.
Foto de um estetoscópio (Photo: Courtesy of Jeffrey Leow)
Origem
O estetoscópio moderno foi inventado no início do século 19 por René-Théophile-Hyacinthe Laennec, um médico de Paris. Foi desenhado com um único tubo aural.
Peças auditivas
As peças auditivas são equipadas para os ouvidos e normalmente são emborrachadas para maior conforto e isolamento de sons externos. Elas são projetadas para transmitir os sons diretamente para os ouvidos.
Tubos
Os tubos prendem as peças auditivas ao corpo principal do estetoscópio. Eles são tipicamente constituídos de metal e consistem em tubos ocos que são ideais para a transmissão de sons de baixa frequência.
Tubo Acústico
O tubo acústico conecta os tubos ao auscultador e é um tubo flexível feito de um material de borracha. O tubo acústico pode ser preenchido com diferentes materiais a fim de melhor transmitir o som do paciente para o profissional de saúde.
Auscultador
O auscultador é constituído de metal e normalmente tem dois lados para que ele possa ser utilizado em pacientes de diferentes tamanhos e em diferentes áreas do corpo. O auscultador tem cavidades profundas que captam sons da área alvo e pode ser cercado com um anel protetor para impedir que o paciente fique desconfortável ao ser tocado pelo auscultador de metal frio.