Contente
Os equipamentos elípticos, nos quais os pés fazem um movimento em forma oval, proporcionam exercícios cardiovasculares de baixo impacto. Manter a postura e posição do pé adequadas diminui as chances de lesão e traz máximo benefício.
Os pés e as pernas fazem um movimento mais natural no aparelho elíptico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Importância
Os equipamentos elípticos são maneiras populares de se fazer um bom exercício aeróbico. A Clínica Mayo afirma que esses equipamentos são mais gentis com os joelhos, os quadris e as costas do que uma esteira.
Correr em uma esteira pode ser prejudicial às articulações devido ao impacto (Image by Flickr.com, courtesy of Luis Markovic)Postura
Fique em pé e ereto ao usar a máquina elíptica e não se debruce, afirma o site Fitness.com. Os ombros devem ficar para trás, a cabeça para cima e levemente inclinada para frente; olhe para frente, não para os pés. Mova-se suavemente e tente não sacudir muito.
Sacudidas
Você irá automaticamente sacudir um pouco, mas não exagere nos movimentos para frente e para trás.
Posição dos pés
O folheto da American College of Sports Medicine's, "Usando e escolhendo corretamente o equipamento elíptico", afirma que os pés devem ficar posicionados de forma a fazer passos largos confortavelmente. Os pés devem encaixar de maneira confortável nos pedais e não podem escorregar para os lados ou cair.
Comprimento das passadas
O comprimento correto das passadas está relacionado à sua altura. Os equipamentos elípticos apresentam passadas de 35 a 55 cm, afirma o site fitness-equipment-source.com; de maneira geral, quanto mais alta a pessoa, maior será a passada.