Contente
Uma das técnicas mais populares de arte em que se raspa tinta preta para revelar as linhas brancas ou a luz que estão embaixo, é o chamado "scratchboard". A técnica consiste em raspar a tinta nanquim preta de uma prancha preta. Ao riscá-la com uma ferramenta afiada, as linhas são reveladas, criando uma imagem negativa. Você pode comprá-la pronta ou fazer a sua própria.
Utilize várias técnicas de "scratchboard" (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)
Materiais
Além das pranchas, também é possível utilizar a técnica em um papel especial, embora ele seja projetado principalmente para crianças. Ele é macio e pode ser riscado com um estilete de madeira, não somente com o de metal, deixando-o mais seguro de trabalhar. Os artistas normalmente preferem as pranchas devido a sua grossura e a possibilidade de atingir impressões sutis. É possível fazer a sua própria "scratchboard" comprando uma placa de argila em uma loja de materiais de arte e cobrindo-a com tinta, como a acrílica ou nanquim.
Essas lojas vendem uma variedade de ferramentas para "scratchboards", mas muitos artistas preferem usar uma lâmina simples. Materiais domésticos, como palha de aço e lixas podem ser usados para criar texturas. Faça uma ferramenta de textura caseira, colocando uma palha de aço na ponta de uma caneta.
As impressões digitais ou marcas de unhas podem ser um problema. Para proteger suas imagens, use um par de luvas de algodão especial para fotógrafos. Alguns artistas cortam a ponta dos dedos indicadores e polegares para conseguir segurar melhor as ferramentas.
Outros materiais que você pode precisar incluem papel de transferência, lápis e canetas. O papel de transferência amarelo é uma escolha popular, por ser mais fácil diferenciar as linhas amarelas das linhas brancas na placa.
Técnica
Ao desenhar no seu "scratchboard", lembre-se de que você está criando uma imagem negativa, adicionando o branco ao invés do preto. É uma boa ideia praticar suas técnicas em um pedaço de prancha de teste antes de tentar sua obra final. Experimente sombreados com linhas paralelas perto umas das outras e mais afastadas. Outra técnica popular é o padrão "gradeado", em que as linhas formam um padrão de grade, criando a ilusão de luz e sombra. Fazer texturas é outra possibilidade. Para isso, faça pontos, círculos, quadrados, ondulados ou qualquer outras marcas que conseguir imaginar. Materiais como palha de aço e lixas criam texturas sutis.
Quando estiver pronto para fazer sua peça final, faça antes um esboço em uma folha de rascunho. Use um pedaço de papel de transferência para traçar seu desenho na prancha. Como alternativa, é possível fazer esse traço com uma caneta. A pressão da caneta irá criar uma impressão leve na prancha. Faça seu desenho utilizando as técnicas praticadas.