Quais são as raças de girafas?

Autor: Morris Wright
Data De Criação: 24 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Quais são as raças de girafas? - Artigos
Quais são as raças de girafas? - Artigos

Contente

As girafas são um dos mamíferos mais peculiares da África, rapidamente identificadas pelos seus pescoços longos e pelas suas manchas. Existem nove subespécies de girafas, todas pertencendo à espécie "Giraffa camelopardalis". As principais diferenças entre as subespécies estão no padrão das suas manchas e nos lugares onde normalmente vivem.


A girafa Masai é mais comum na África oriental (Comstock/Comstock/Getty Images)

Raças de girafas

As nove subespécies de girafas são: Nigeriana, Kordofan, Nubian, Reticulada, Rothschild, Masai, Thornicroft, Angolana e Sul Africana ou do Cabo. Apesar do número de todas as subespécies terem sido reduzidos por fatores humanos e ambientais, somente a subespécie Rothschild é considerada ameaçada.

Similaridades entre as raças

As girafas são os mamíferos mais altos do mundo. De acordo com o zoológico Woodland Park, os machos adultos atingem alturas de 5 a 6 metros e as fêmeas de 4,5 a 5,5 metros. Os machos podem pesar de 770kg a 2 toneladas e as fêmeas de 540 a 1,2 T. Todas as subespécies de girafas podem viver de 10 a 15 anos na natureza e até 25 anos em zoológicos. A maioria das girafas vivem e savanas abertas e em planícies.


Diferenças entre as raças

A diferença básica estre as subespécies está no padrão das manchas coloridas do pelo. Esses padrões evoluíram à medida em que as raças se adaptaram ao ambiente que as envolve. O padrão de uma girafa é como uma impressão digital humana: não existem duas iguais mas há semelhanças entre as raças. A girafa Masai possui um padrão creme manchado com cor de ferrugem, enquanto que a girafa reticulada possui manchas marrons separadas por linhas brancas finas. A girafa Rothschild é facilmente identificada pelos padrões de duas cores marrom e preto com um contorno creme.

Habitat

A maioria das girafas são encontrandas na região subsaariana oriental do continente africano. Grupos menores são encontrados na parte oeste do continentes e no norte. As girafas Masai vivem principalmente no Quênia e na Tanzânia sendo que muitas podem ser vistas em ambientes protegidos envolvendo os dois países. As girafas Kordofan são encontradas somente na Somália e a girafa Nigeriana não é mais encontrada no país que dá seu nome, e sim no país vizinho Chade.