Contente
Pólipos no estômago se formam quando o estômago inflama e forma pequenas saliências. Estas saliências podem, eventualmente, tornar-se ulcerosas. Os sintomas geralmente aparecem somente quando os pólipos são grandes ou em grande número.
Pólipos estomacais só mostram sintomas quando os mesmos são grandes ou em grande quantidade. (Stomach image by AndersonRise from Fotolia.com)
Ausência de sintomas
De acordo com a Clínica Mayo, pólipos estomacais não irão causar nenhum sintoma na maioria das pessoas. Isso se deve principalmente ao tamanho e à severidade dos pólipos. Quando um pólipo é pequeno, o que é o caso para a maioria das pessoas, não irá provocar perturbações no funcionamento do estômago ou formar lesão ou ferida.
Dor e desconforto
Quando os pólipos do estômago crescem ou aumentam de número, o paciente pode começar a sofrer de alguma dor ou desconforto na região abdominal. Se isso persistir, o abdome pode se tornar mais sensível do que o normal e desenvolver uma maior sensibilidade ao toque.
Distúrbio digestivo
Para algumas pessoas, pólipos causarão náuseas e episódios intermitentes de vômito. Para outros, os pólipos do estômago irão causar um aumento dos gases do estômago, levando a um aumento de inchaço e arrotos. Uma vez que os pólipos afetam o revestimento do estômago, também é possível que estas saliências influenciem no apetite de uma pessoa, fazendo com que a mesma tenha sensação de "plenitude" mais cedo do que o normal.
Sangue
Se os pólipos se tornarem lesões ou feridas, o indivíduo pode começar a notar a presença de sangue nas fezes ou vômito. Dependendo da gravidade das lesões, as fezes de uma pessoa podem ficar escuras e demoradas, uma indicação de hemorragia interna dos pólipos ulcerados no estômago.
Fadiga
Com alguns pólipos no estômago, uma pessoa pode se tornar cada vez mais cansada. Isto pode acontecer principalmente se pólipos se espalharem e começarem a se desenvolver em outras partes do aparelho digestivo.