Contente
A quantidade de água que se deve dar a uma árvore frutífera depende de muitos fatores. Entre eles estão a chuva que ocorre naturalmente, o tipo de árvore e a taxa de crescimento de cada variedade de fruta.
Solos macios retêm melhor a água (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Tipos
A quantidade de água necessária para cada árvore varia de acordo com o tipo de fruta que ela gera. As frutas suculentas, como pêssegos e morangos, bem como frutas tropicais, como manga e kiwi, precisam de mais água do que maçãs e uvas.
Chuva
O volume de chuva está diretamente relacionado à quantidade de água que deve-se fornecer a uma árvore frutífera. Algumas frutas, como maçãs, limões e limas, devem ser regadas somente quando há longos períodos de estiagem durante o verão.
Taxa de crescimento
As árvores frutíferas que apresentam taxa de crescimento mais lenta precisam ser regadas poucas vezes. Entre elas estão as uvas e as muscadíneas. A baixa taxa de crescimento dessa frutas permite que absorvam mais água a partir das raízes.
Tamanho
Assim que árvores maiores, como de pêssegos, peras, maçãs e cerejas, atingem um determinado tamanho, as raízes precisam ser regadas de forma mais profunda e regular. Além disso, é especialmente importante garantir a irrigação adequada durante longos períodos de estiagem quando se lida com esse tipo de árvore.
Tipos de solo
O tipo de solo usado durante o plantio possui uma relação direta com a quantidade de água que cada árvore precisa. As frutíferas devem ser regadas no mínimo de 60 a 90 cm de profundidade para uma retenção adequada de umidade. Além disso, as árvores plantadas em solos macios absorvem e retêm água de forma mais eficiente do que as plantadas em solos duros.
Profundidade das raízes
As árvores frutíferas precisam de umidade adequada nas raízes. Com auxílio de uma pá, verifique de duas a três vezes por semana os níveis de umidade nas raízes.