Contente
- Causas externas
- Causas internas
- Óleos naturais
- Tratamentos sem receita médica
- Tratamentos com prescrição
Raízes do cabelo ressecadas, ou couro cabeludo seco, muitas vezes têm causas internas que podem ficar sem tratamento. Os portadores tendem a se concentrar em tratamentos capilares externos, tais como condicionadores e séruns de proteção para selar a umidade, enquanto as raízes permanecem secas e quebradiças. Desconhecido por muitos, o problema não é externo, mas interno. Aprenda a combater o ressecamento das raízes e do couro cabeludo de dentro para fora.
Chegando à raiz do problema (nice hair image by DXfoto.com from Fotolia.com)
Causas externas
Existem muitas causas para o cabelo seco, que podem ser facilmente resolvidas com a interrupção do uso de um determinado produto, aparelho ou prática. Excesso de exposição ao sol e ao calor direto de chapinha, babyliss e secadores de cabelo, bem como o uso constante de produtos químicos (tinturas, permanentes, relaxantes, xampus), são todos ameaças perpétuas para o cabelo saudável, causando não só o ressecamento do cabelo, mas das raízes e do couro cabeludo também. Álcool e sulfato são ingredientes tipicamente encontrados em produtos para os cabelos e ambos são extremamente prejudiciais para o couro cabeludo e para os fios (tirando os óleos naturais do fio de cabelo), e devem ser substituídos por produtos mais leves.
Causas internas
O cabelo dos seres humanos cresce em média 1 centímetro por mês, ou 12 centímetros por ano. Quando se experimenta "raízes secas", o problema atinge exclusivamente o cabelo mais próximo do couro cabeludo (o que está nascendo), e não o comprimento do cabelo em si. A este respeito, doenças dermatológicas tão simples como a caspa, ou tão complexas como dermatite seborreica, podem ser consideradas causas. Outras doenças como eczema, psoríase capitis, tínea, e até mesmo sarna, também causam o ressecamento constante das raízes e do couro cabeludo (com ou sem prurido). Se suspeitar destas doenças, consulte um dermatologista. Nutrição é outra possível causa interna de ressecamento das raízes e do couro cabeludo. Desnutrição e deficiências de vitamina são causas prevalentes de cabelos secos. As vitaminas A, complexo B, e D são essenciais para o cabelo. A falta de "bons" óleos no corpo e desidratação também contribuem para a secura do couro cabeludo.
Óleos naturais
Externamente, a aplicação de óleos naturais, como alecrim, sálvia, jojoba, Melaleuca, menta e eucalipto têm se mostrado ótima para estimular o couro cabeludo, nutrindo, assim, a raiz do cabelo, de acordo com o OrganicFacts.net. Destaca-se também o uso interno de óleos para a promoção de um cabelo e pele saudável. A ingestão regular de doses moderadas de óleos de gordura boa, como óleos de fígado de bacalhau e sementes de linho e óleos de vitamina E faz maravilhas para o cabelo, pele e articulações, diz OrganicFacts.net. Óleos de oliva e de coco (em seu estado bruto ou virginal) também são ingredientes importantes a serem incorporados a sua dieta e rotina de cuidados com o cabelo na guerra contra as raízes secas. A maionese é um bom condicionador profundo para o couro cabeludo e os cabelos.
Tratamentos sem receita médica
Há uma infinidade de produtos sem receita para o ressecamento do cabelo e couro cabeludo em geral. Pesquise tanto ingredientes ativos quanto inativos antes de comprar para evitar produtos químicos, que só perpetuam o problema do ressecamento.
Tratamentos com prescrição
Como sugerido por um dermatologista, os seguintes tratamentos podem ser prescritos para tratar o couro cabeludo seco: ácidos salicílico e ácido láctico e/ou calcipotriene. Além disso, antes da aplicação da medicação prescrita, uma raspagem suave do couro cabeludo (para a remoção da placa) pode ser realizada para uma melhor absorção dos cremes tópicos.