Contente
Uma marca de medicamentos veterinários, o Tylan em pó, contém a droga tilosina. Em animais pequenos, ele é usado para tratar a diarreia crônica causada por uma condição chamada de colite inflamatória.
Tylan em pó para tratar diarreia (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Funções
A tilosina em pó funciona diminuindo a inflamação, que por sua vez reduz a quantidade de diarreia em um animal, explica o Mar Vista Animal Medical Center. No entanto, o medicamento não é a cura para a colite. Ele é usado somente para tratar seus sintomas.
Tipos de animais
O tylan em pó pode ser utilizado para o tratamento de diarreia causada por colite em cães e gatos. Veterinários também podem prescrever a medicação para furões e coelhos.
Dosagem
Para os cães, a dose típica de Tylan em pó para o tratamento de diarreia é de 5 mg a 10 mg para cada quilo do animal. Deve-se tomar uma dose a cada 12 horas, relata o site "PetPlace.com". Em gatos, a dosagem é de 2,5 mg a 5 mg por cada quilo a cada 12 horas.
Riscos
O tylan em pó tem um gosto forte e pode causar vômitos, no início do tratamento, relata o site "PetEducation.com". Raramente, os cães desenvolvem reações alérgicas graves à droga, causando inchaço facial, urticária, choque e convulsões.
Considerações
O tylan em pó não é seguro para os animais que são alérgicos a eritromicina ou outros antibióticos macrolídios, adverte o site "PetEducation.com". Pelo fato de seus efeitos sobre o desenvolvimento fetal serem desconhecidos, veterinários raramente prescrevem a droga para uso em fêmeas gestantes ou lactantes.