Reações adversas à vacina contra a Bordetella em cães

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Dezembro 2024
Anonim
Reações adversas à vacina contra a Bordetella em cães - Artigos
Reações adversas à vacina contra a Bordetella em cães - Artigos

Contente

Os cães que são frequentemente expostos a outros cães e filhotes devem ser vacinados contra a Bordetella, uma doença respiratória conhecida como "tosse do canil", e clinicamente conhecida como traqueobronquite. Ambas são formas bacterianas e virais. Embora bastante incomum, a vacina contra Bordetella, assim como qualquer outra vacina, pode ter o potencial para reações adversas em alguns cães.


Os cães expostos a outros cães devem ser protegidos contra a Bordetella (Image by Flickr.com, courtesy of Beverly)

Tipos

Existem duas versões da vacina da tosse do canil para cães: a forma injetável e a forma intranasal. A forma injetável é simplesmente injetada sob a pele, enquanto a forma intranasal é esguichada nas narinas do cão.

Considerações

Alguns cães podem desenvolver efeitos colaterais depois de receber a vacina intranasal. Eles podem incluir espirros, corrimento nasal, febre e tosse de alguns dias a uma semana após a vacinação intranasal.

Precauções

A vacina intranasal deve ser dada somente através de esguichos nas narinas. Caso seja acidentalmente injetada sob a pele, por engano, os cães podem desenvolver uma reação dermatológica, juntamente com um abscesso.


Reações

Embora seja muito raro que a vacina contra a Bordetella cause choque anafilático, ainda pode ocorrer em animais suscetíveis. O choque anafilático geralmente se desenvolve dentro de alguns minutos após a vacinação e requer intervenção imediata, a fim de dar ao cão o antídoto, a epinefrina.

Equívocos

É importante que os donos de cães percebam que nenhuma vacina é 100% eficaz. De fato, a vacina contra a Bordetella pode não ser capaz de impedir que um cão de contraia a tosse do canil, em primeiro lugar, mas pode, efetivamente, reduzir a sua gravidade.